EUA Flexibilizam Sanções à Indústria Petrolífera Venezuelana Após Queda de Maduro - Investimentos e Notícias EUA Flexibilizam Sanções à Indústria Petrolífera Venezuelana Após Queda de Maduro - Investimentos e Notícias
Mercado

EUA Flexibilizam Sanções à Indústria Petrolífera Venezuelana Após Queda de Maduro

  • 29/01/2026 - 20h41
  • Atualizado 1 hora atrás
  • 2 min de leitura

O governo Trump flexibilizou nesta quinta-feira algumas sanções contra a indústria petrolífera venezuelana, buscando expandir a produção no país após forças norte-americanas derrubarem o presidente Nicolás Maduro em 3 de janeiro.

O Tesouro dos EUA emitiu uma licença geral autorizando transações envolvendo o governo da Venezuela e a empresa estatal de petróleo PDVSA que sejam “normalmente incidentais e necessárias para o levantamento, exportação, reexportação, venda, revenda, fornecimento, armazenamento, comercialização, compra, entrega ou transporte de petróleo de origem venezuelana, incluindo o refino desse petróleo, por uma entidade estabelecida nos EUA”.

A decisão de emitir uma licença geral representa uma mudança em relação ao plano anterior de conceder isenções individuais às sanções para empresas que buscavam fazer negócios no país.

Após a captura de Maduro pelos EUA, autoridades norte-americanas afirmaram que Washington iria aliviar as sanções impostas à indústria energética da Venezuela.

O governo do presidente Donald Trump busca um ambicioso plano de reconstrução de US$100 bilhões para a indústria petrolífera do país e pretende administrar as vendas de petróleo “indefinidamente”.

Como parte desse esforço, os EUA e Caracas chegaram a um acordo inicial de US$2 bilhões em janeiro para exportar petróleo bruto venezuelano, inclusive para refinarias norte-americanas.

Empresas Envolvidas

  • As produtoras de petróleo Chevron, Repsol e ENI
  • A refinaria Reliance Industries
  • Algumas prestadoras de serviços petrolíferos norte-americanas

As empresas são parceiras e clientes da petrolífera estatal PDVSA.

O grande número de solicitações individuais ao governo dos EUA atrasou o andamento dos planos para expandir as exportações e atrair investimentos rapidamente para a Venezuela, disseram duas fontes esta semana.

(Com Reuters)

Mercado

Copasa (CSMG3) Aprova Conversão de Ação Ordinária em Golden Share em Meio a Processo de Privatização

O conselho de administração da Copasa aprovou proposta de conversão de ação ordinária do governo de Minas Gerais em uma golden share, afirmou a companhia mineira de saneamento nesta quinta-feira em fato relevante. A companhia vai submeter à assembleia geral de acionistas propostas para conversão de uma ação ordinária de titularidade do governo estadual em […]

Mercado

Aquisição da Companhia Brasileira de Alumínio por Chinalco e Rio Tinto é Imminente

A Aluminium Corporation of China (Chinalco) e a mineradora australiana Rio Tinto estão prestes a anunciar a aquisição da Companhia Brasileira de Alumínio, afirmou uma fonte familiarizada com o assunto nesta quinta-feira. O Grupo Votorantim está vendendo sua participação de 69% na CBA por um valor não divulgado, acrescentou a fonte. A porcentagem de participação […]

Mercado

Mercado de Commodities: Estabilidade no Açúcar, Recuperação do Cacau e Alta no Café Robusta

Os preços do açúcar na bolsa ICE permaneceram inalterados na quinta-feira, enquanto o excedente de oferta continua a pesar, embora os negociantes tenham alertado para um mercado mais restrito no futuro. O cacau estabilizou-se após atingir os níveis mais baixos dos últimos dois anos. Açúcar O açúcar bruto ficou praticamente inalterado, a 14,70 centavos por […]