A Opep+ deve manter sua pausa no aumento da produção de petróleo para março em uma reunião marcada para o domingo, em meio à alta dos preços devido a uma queda na produção de petróleo do Cazaquistão.
A reunião de oito membros da Opep+, que bombeia cerca de metade do petróleo do mundo, ocorrerá após um salto de 8% nos preços do petróleo até o momento neste mês, ultrapassando US$66 por barril, apesar da preocupação de que um excesso de oferta poderia empurrar os preços para baixo.
Membros do grupo de produtores de petróleo
- Arábia Saudita
- Rússia
- Emirados Árabes Unidos
- Cazaquistão
- Kuwait
- Iraque
- Argélia
- Omã
Os oito membros devem se reunir em 1º de fevereiro. Eles aumentaram as metas de produção de petróleo em cerca de 2,9 milhões de barris por dia de abril a dezembro de 2025, o que equivale a quase 3% da demanda mundial, e suspenderam os aumentos mensais de janeiro a março em meio a previsões de demanda fracas.
A Opep e as autoridades da Arábia Saudita e da Rússia não responderam imediatamente a pedidos de comentários sobre a próxima reunião.
A Bloomberg informou anteriormente que a Opep+ manteria estável sua política de petróleo.
Ao comentar sobre a produção venezuelana, um dos três delegados disse que a recuperação levaria tempo e que ainda não era provável que tivesse um grande impacto sobre o equilíbrio do mercado global de petróleo.
(Com Reuters)