O Banco Central anunciou hoje, 4, que o lançamento do Pix Automático foi adiado para outubro de 2024. Anteriormente, o serviço começaria a funcionar em abril.
Com isso, somente daqui um ano o correntista poderá agendar transferências automáticas via Pix para o pagamento de contas recorrentes.
A nova data foi definida pelo Fórum Pix, composto por representantes do BC e das instituições financeiras e de pagamento.
De acordo com o Banco Central, o tempo foi ajustado por causa da complexidade do novo produto, além do tempo necessário para cada um dos participantes e das estratégias comerciais das instituições financeiras. O BC também citou ‘questões organizacionais’ internas.
Ainda segundo o novo cronograma, a publicação do regulamento dos manuais ocorrerá em dezembro. E, de janeiro a agosto do ano que vem, o sistema será desenvolvido.
Vale lembrar, que o Pix Automático permitirá pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador. Os pagamentos serão debitados automaticamente, sem a necessidade de que o correntista precise autorizar cada transação.