Fazer a escolha certa entre os melhores ERPs do mercado é fundamental para o sucesso na gestão da sua empresa. Afinal, uma empresa tem muito mais chances de ser bem sucedida com uma boa gestão.
Entretanto, existem hoje uma grande variedade de sistemas ERPs disponíveis no mercado com as mais diferentes características. Se no passado apenas as grandes empresas tinham acesso a esse tipo de sistema, hoje existem tantas opções que o gestor pode ter muita dificuldade em escolher o sistema ideal para o seu negócio.
Pensando nisso, preparamos essa lista com alguns dos melhores ERPs do mercado e também dicas práticas de como escolher a opção certa para sua empresa. Veja só:
O que é ERP?
Antes de ir para a lista dos melhores ERPs, é bom deixar claro o que é um sistema ERP (Enterprise Resources Planning) e assim todos podem ficar na mesma página.
O termo sistema ERP hoje representa os sistemas capazes de gerenciar e controlar os principais processos de diferentes setores de uma empresa, integrando todas as informações em um só banco de dados, seguro e capaz de gerar relatórios completos para a diretoria.
Esse tipo de sistema é capaz de controlar áreas como por exemplo: comercial, vendas, notas fiscais, compra de materiais, produção, qualidade, estoque até a expedição. Tudo isso em um só sistema integrado.
Quais são as vantagens de um ERP?
Os ERPs são muito mais seguros e precisos do que planilhas, já que possuem dados salvos em nuvem, validação de erros humanos, possibilidade de acesso remoto, é capaz de automatizar tarefas e gerar relatórios precisos.
Alguns dos principais benefícios em utilizar um sistema ERP, são:
Melhorar a tomada de decisão
A primeira grande vantagem de um sistema ERP é tomar decisões melhores baseadas em dados confiáveis. Isso inevitavelmente gera melhorias importantes para o sucesso da empresa.
Encontrar pontos que podem ser melhorados
Ao utilizar um sistema ERP integrado, os gargalos que atrapalham o desempenho da sua empresa ficarão mais evidentes. Sendo assim, sua equipe poderá pensar em formas de mitigar esses problemas e assim aumentar a eficiência da empresa.
Facilidade para escalar o negócio
Com um sistema que padroniza os processos de toda a empresa fica muito mais fácil gerenciar a entrada e treinamento de novos funcionários e maquinário. Dessa forma, o crescimento da sua empresa se torna muito mais tranquilo e seguro.
Aumentar a lucratividade da empresa
Como consequência das vantagens anteriores, a empresa muito provavelmente terá um aumento do lucro, já que ela terá processos mais bem controlados, conseguirá identificar pontos de melhoria e tomará decisões mais acertadas.
Quais são os melhores ERPs do mercado?
Agora vamos por a mão na massa e listar alguns dos melhores ERPs disponíveis no mercado para diferentes setores e tamanhos de empresa:
1. Nomus
O Nomus ERP Industrial é um sistema ERP especializado na gestão de pequenas e médias indústrias. A ferramenta é conhecida como sendo uma das melhores custo x benefício do mercado, já que é possível contratar o software completo com um investimento bastante acessível.
O sistema funciona em nuvem e é capaz de controlar todos os principais processos de uma fábrica, desde vendas, faturamento, compras, engenharia, produção, chão de fábrica, Bloco K, qualidade, expedição, estoque, expedição etc.
Um dos seus principais diferenciais é que a ferramenta nasceu no chão de fábrica e conhece bem as peculiaridades do setor industrial.
2. SAP
O SAP é um sistema ERP alemão conhecido mundialmente e, segundo os desenvolvedores, capaz de atender diferentes de todos os tipos e tamanhos.
A ferramenta oferece a possibilidade de integrar os diferentes setores da sua empresa em um só sistema em nuvem. Isso com funcionalidades importantes, tais como: gestão financeira, análise dos custos, fechamento contábil, CRM, RH e fluxo de caixa.
3. Totvs
A Totvs é conhecida por ser a maior empresa de tecnologia do Brasil, possuindo boa parte do market share de sistemas de gestão no mercado Brasileiro.
O Protheus (sistema de gestão da Totvs) funciona em nuvem, é seguro, conta com atualizações automáticas de forma recorrente e foi desenvolvido pensando no uso no celular.
4. Linx
A Linx é referência no setor de varejo, sendo uma das maiores empresas de software da américa latina.
O sistema de gestão ERP da Linx é capaz de integrar todas as lojas de uma rede e assim centralizar os dados em um só sistema. Isso facilita a tomada de decisões dos gestores e acaba melhorando todo o resultado do negócio.
5. Oracle
O ERP Cloud é a solução de sistema ERP da Oracle, empresa conhecida mundialmente por soluções na área de tecnologia.
O sistema funciona em nuvem e oferece soluções mais avançadas de gestão, como inteligência artificial para automatizar processos, métricas avançadas para acompanhar mudanças do mercado e atualizações automáticas da ferramenta.
Como escolher o ERP adequado para minha empresa?
Agora veremos algumas dicas práticas que você deve se atentar na hora de escolher um sistema ERP para sua empresa:
1. Busque uma ferramenta que entende do seu setor
O primeiro ponto para fazer a escolha certa entre os melhores ERPs do mercado é entender se a ferramenta conhece o seu negócio. Isso porque existem coisas que podem parecer triviais para você mas que são desconhecidas para pessoas de fora. Então para não ter surpresas negativas, veja se o fornecedor possui clientes do mesmo setor que o seu.
2. Avalie a usabilidade e a tecnologia
O mundo da tecnologia está em constante mudança e atualização. Sendo assim, verifique se a ferramenta que pretende contratar possui tecnologia de ponta e é atualizada frequentemente. Cuidado para não acabar contratando um sistema obsoleto que não é atualizado.
3. Avalie a equipe de implantação
Um sistema só é bem utilizado quando é bem implantado. Sendo assim, é muito importante que você avalie a equipe de implantação da empresa que pretende contratar. Verifique se são especialistas e se conhecem a realidade do seu negócio para que assim consigam treinar a sua equipe a utilizar a ferramenta da melhor forma.
4. Avalie o suporte técnico da empresa
Cedo ou tarde a sua equipe precisará de ajuda do suporte técnico da empresa de ERP que contratou. Portanto, verifique quais são os canais de atendimento oferecidos pelo fornecedor de sistema e quais os horários de atendimento. Muitas vezes vale a pena tentar entrar em contato para ver se o atendimento é muito demorado ou não.
5. Veja a ferramenta funcionando
Por fim, é fundamental que você veja um vídeo da ferramenta funcionando ou faça um teste prático do software. Vendedores são profissionais em vender sonhos, então apenas um olhar prático na ferramenta poderá dizer se ela é capaz de atender suas necessidades e também suas expectativas.