Trump Impõe Tarifas de 10% sobre Importações e Intensifica Guerra Comercial Global - Investimentos e Notícias Trump Impõe Tarifas de 10% sobre Importações e Intensifica Guerra Comercial Global - Investimentos e Notícias
Mercado

Trump Impõe Tarifas de 10% sobre Importações e Intensifica Guerra Comercial Global

  • 02/04/2025 - 20h02
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 2 min de leitura

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira que vai impor uma tarifa base de 10% sobre todas as importações para os Estados Unidos e taxas mais altas sobre alguns dos maiores parceiros comerciais do país, em uma medida que intensifica a guerra comercial que ele deu início em seu retorno à Casa Branca.

Reações de Autoridades ao Redor do Mundo:

  • “É o povo norte-americano que pagará o maior preço por essas tarifas injustificadas. É por isso que nosso governo não buscará impor tarifas recíprocas. Não entraremos em uma corrida ao fundo do poço que leva a preços mais altos e crescimento mais lento.”
  • “A Espanha protegerá suas empresas e trabalhadores e continuará comprometida com um mundo aberto.”
  • “Não queremos barreiras comerciais crescentes. Não queremos uma guerra comercial… Queremos encontrar nossa direção de volta para um caminho de comércio e cooperação junto com os EUA, para que as pessoas em nossos países possam desfrutar de uma vida melhor.”
  • “(O Conselho Federal) determinará rapidamente os próximos passos. Os interesses econômicos de longo prazo do país são primordiais. A adesão à legislação internacional e ao livre comércio continuam sendo valores centrais.”
  • “A decisão dos EUA, nesta noite, de impor tarifas de 20% sobre as importações da União Europeia é profundamente lamentável. Acredito firmemente que as tarifas não beneficiam ninguém. Minha prioridade, e a do governo, é proteger os empregos irlandeses e a economia da Irlanda.”
  • “Faremos tudo o que pudermos para trabalhar em prol de um acordo com os Estados Unidos, com o objetivo de evitar uma guerra comercial que inevitavelmente enfraqueceria o Ocidente em favor de outros agentes globais.”
  • “Aos nossos amigos norte-americanos, hoje não é dia de libertação — é dia de ressentimento. As tarifas de Donald Trump não defendem o comércio justo; elas o atacam por medo e ferem ambos os lados do Atlântico. A Europa está unida, pronta para defender seus interesses e aberta a conversas justas e firmes.”
  • “Estamos analisando as medidas, acima de tudo para proteger a indústria nacional e nossos exportadores.”

(Com Reuters)

Mercado

Volkswagen Anuncia Investimento de 160 Bilhões de Euros até 2030 em Resposta a Desafios nos EUA e China

O Grupo Volkswagen planeja investir 160 bilhões de euros (US$186 bilhões) até 2030, disse seu presidente Oliver Blume, refletindo medidas de contenção de gastos enquanto a maior montadora da Europa enfrenta uma grande crise em seus dois principais mercados, China e Estados Unidos. Os gastos totais, atualizados anualmente como parte do plano de investimento quinquenal […]