Progresso nas Negociações para Libertação de Reféns em Gaza, mas Acordo Ainda Distante - Investimentos e Notícias Progresso nas Negociações para Libertação de Reféns em Gaza, mas Acordo Ainda Distante - Investimentos e Notícias
Política

Progresso nas Negociações para Libertação de Reféns em Gaza, mas Acordo Ainda Distante

  • 10/06/2025 - 12h26
  • Atualizado 6 meses atrás
  • 2 min de leitura

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça-feira que houve um “progresso significativo” nos esforços para garantir a libertação dos reféns remanescentes em Gaza, mas que é “muito cedo” para alimentar esperanças de que um acordo seja alcançado.

Apesar dos esforços de Estados Unidos, Egito e Catar para restaurar o cessar-fogo em Gaza, nem Israel nem o Hamas demonstraram disposição para recuar em suas principais exigências, com cada lado culpando o outro pelo fracasso em chegar a um acordo.

Netanyahu, que tem sofrido pressão de sua coalizão de direita para continuar a guerra e impedir a entrada de ajuda humanitária em Gaza, declarou em vídeo compartilhado por seu gabinete que houve progresso, sem fornecer detalhes.

Uma fonte familiarizada com as negociações disse que Washington estava dando mais garantias ao Hamas, na forma de medidas que levariam ao fim da guerra, mas que eram as autoridades americanas que estavam otimistas, não as israelenses. A fonte afirmou que há pressão de Washington para que o acordo seja fechado o mais rápido possível.

O Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca e os representantes do enviado dos EUA, Steve Witkoff, que está liderando os esforços dos EUA nas negociações de cessar-fogo, não responderam imediatamente a pedidos de comentários. Os representantes do Hamas também não.

A liderança de Israel tem dito que manterá a guerra até que os 55 reféns restantes mantidos em Gaza sejam libertados e quando Hamas, cujo ataque de outubro de 2023 desencadeou a guerra, for desmantelado.

O Hamas, que governa Gaza desde 2007, disse que não governaria mais após a guerra se um comitê tecnocrático palestino e apartidário assumisse o controle, mas se recusou a se desarmar.

Proposta de Cessar-Fogo

  • Os EUA propuseram um cessar-fogo de 60 dias entre Israel e Hamas.
  • Israel afirmou que cumpriria os termos, mas o Hamas pediu alterações.
  • Os militantes disseram que libertariam todos os reféns em troca de um fim permanente da guerra.

(Com Reuters)

Política

Tensões entre China e Japão Aumentam após Incidente com Radar e Críticas dos EUA

Os Estados Unidos criticaram pela primeira vez a China por ter apontado radares para aeronaves militares japonesas durante um exercício de treinamento na semana passada, um incidente sobre o qual os vizinhos asiáticos apresentaram relatos diferentes em meio à escalada das tensões. O confronto próximo às ilhas japonesas de Okinawa ocorreu depois que a primeira-ministra […]

Política

Câmara dos Deputados Aprova Projeto para Combater Devedores Contumazes e Estimular Cooperação Fiscal

10 Dez – A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira projeto de lei que estabelece regras mais rígidas para o devedor contumaz e cria programas para estimular contribuintes pessoa jurídica a seguirem normas tributárias em parceria com a Receita Federal. A proposta será agora enviada à sanção presidencial. A medida já havia sido […]

Política

Câmara dos Deputados Aprova Redução de Penas para Condenados por Tentativa de Golpe de Estado, Incluindo Jair Bolsonaro

10 Dez – A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira projeto de lei que reduz as penas de condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por atos relacionados à tentativa de golpe de Estado que culminou em 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cujo período em regime fechado pode […]