Economia

Melhores investimentos de liquidez diária

Guardar dinheiro é o objetivo de muita gente e, além disso, pode ser uma saída para não se endividar quando surgem as emergências e os investimentos com liquidez diária podem ser a solução.

Sabendo disso , muitas pessoas deixam o saldo ali, parado na conta corrente, pronto para ser usado quando for preciso. 

O problema é que, embora o dinheiro esteja disponível, acaba perdendo poder de compra graças à inflação, que aumenta o valor de serviços e produtos no mercado constantemente. 

Uma forma de contornar esse sistema e ter o seu dinheiro à mão quando for preciso, é realizando investimentos de liquidez diária.

Pensando nisso, conheça seis principais investimentos que permitem o saque do valor diariamente. Continue lendo!

Poupança 

É a opção de investimento mais popular do Brasil e a mais tradicional, que permite ao investidor resgatar os valores quando for oportuno.

Contudo, a caderneta de poupança possui um mecanismo chamado “aniversário” que faz com que o dinheiro aplicado, que for resgatado antes de completar 1 mês da aplicação, perca o valor do rendimento.

Além disso, o rendimento costuma ser menor e, muitas vezes, até insuficiente para repor a inflação e proteger o seu poder de compra.

Neste caso, a poupança é indicada para investidores iniciantes e autônomos, que ainda não encontraram o produto correto para seu perfil.

CDB 

Os Certificados de Depósito Bancário, ou CDBs, são opções de renda fixa, que funcionam de maneira parecida com a poupança.

Contam com uma boa previsão de quanto o investidor irá receber no momento do resgate e por isso, fazem sucesso com investidores que não gostam de se arriscar.

A diferença do CDB para a poupança é que rendem mais e não têm o mecanismo de “aniversário”. Por isso, são indicados para quem quer montar uma reserva de emergência, que tenha liquidez diária.

Títulos Públicos do Tesouro Direto 

Funciona de maneira parecida com o CDB, com a diferença de que nesta modalidade o dinheiro investido é emprestado ao governo e não para uma instituição financeira privada.

Como o título é emitido por um órgão governamental, o risco do investidor é dos menores possíveis. Tornando essa umas das aplicações mais seguras.

Todos possuem liquidez diária, mas existem opções com prazos mais longos que possuem maior oscilação nos preços. Segundo o especialista, entre essas a melhor opção é o Tesouro Selic.

Fundo DI 

É a melhor opção para quem prefere não se aprofundar no assunto e contar a decisão terceirizada de um profissional. São fundos com o objetivo de acompanhar a taxa DI.

A desvantagem é a taxa de administração para os administradores do fundo, além dos investimentos não serem cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos, como acontece no caso dos CDBs.

Além disso, é preciso checar antes de tudo se o Fundo DI realmente tem liquidez diária porque algumas opções não têm essa vantagem.

Ações 

No campo da renda variável, nós conseguimos encontrar alguns ativos que oferecem alta liquidez. É o caso das ações de grandes empresas negociadas na bolsa de valores.

No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher essa opção, não é aconselhado investir nesses papéis se a intenção é vender num espaço curto de tempo.

Apesar de poder comprar e vender ações praticamente em tempo real,  os ativos nessa modalidade oscilam muito de preço e é possível saber quando vendê-las para não cair no prejuízo.

O indicado é aproveitar a liquidez para vender suas ações em um momento de valorização. 

Fundos Imobiliários 

São primos distantes das ações, também presentes na lista de ativos de renda variável, possuindo alta liquidez na bolsa de valores. A diferença é que, ao invés de comprar porcentagens de uma empresa, o investidor está comprando cotas de fundos que investem em galpões logísticos, shoppings centers e prédios comerciais.

É a modalidade perfeita para quem quer investir no mercado imobiliário com alta liquidez e aportes menores.