Investimentos

Entenda como funcionam os investimentos no Fiagro

Para quem está no mundo dos investimentos e deseja aplicar seus recursos no setor do agronegócio, o Fiagro pode ser uma boa oportunidade.

O Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais nada mais é que uma junção dos recursos de vários investidores em ativos do agronegócio, sejam eles imóveis ou mesmo atividades relacionadas a produção do setor.

Nesse segmento, cabe ao administrador do fundo realizar a captação de recursos por meio da venda de cotas aos interessados e, com isso, a idealização do fundo.

Dentro da categoria há três principais tipos de investimentos:

Fiagro-FIDC

É um fundo que investe em direitos creditórios no agrobusiness. Ele serve para ajudar os produtores no quesito “recebíveis”, já que eles precisam antecipar os valores que têm a receber visando manter a saúde operacional de seus negócios. Isso ocorre porque é bastante comum o desencontro entre prazo de safras e recebimento. Ou seja, para não faltar dinheiro no período, os produtores recorrem aos FIDCs, a fim de manter a produção financiada com menores juros e melhores condições de pagamento.

Fiagro-FIP

Já o FIP – Fundo de Investimento em Participações – é designado a quem quer atribuir seu patrimônio a empresas em desenvolvimento na cadeia agroindustrial. Ou seja, o intuito aqui é apenas se tornar sócio de companhias do setor, participar de suas decisões e resultados.

Fiagro-FII

Enquanto isso, os FII – Fundos de Investimento Imobiliário – são voltados para pessoas que investem em propriedades imobiliárias rurais, sendo terras e/ou imóveis agrícolas.

Vale lembrar, que esse tipo de investimento é bastante semelhante aos FIIs de tijolo, podendo ainda incluir a compra de LCAs e CRAs na composição e diversificação da carteira do Fundo.

Rendimentos

No caso dos rendimentos voltados para o agronegócio, o Fiagro se encarrega de distribuir as cotas periodicamente após obter os ativos por meio da venda ou locação de imóveis rurais.

Já a renda aplicada do Fiagro em títulos e valores mobiliários surge dos rendimentos distribuídos por esses ativos ou ainda pela diferença entre o seu preço de compra e de venda. 

Além disso, é importante lembrar que o Fundo também pode ser constituído sob a forma de condomínio fechado – para emissões feitas com registro no balcão – e somente condomínio fechado – para emissões feitas no mercado listado.

A característica mais marcante nesse tipo de investimento é que ele não tem prazo para sua liquidação. Com isso, se o investidor decidir sair do fundo, somente poderá fazê-lo por meio da venda de suas cotas no mercado secundário.

Vantagens

Se tratando das vantagens, é inegável que o agronegócio é um dos setores mais relevantes na composição do PIB brasileiro. Por isso, a nova forma de financiar o crescimento desta área, parte dos investimentos direcionados às margens agropecuárias.

Dessa forma, suas vantagens são:

  • Alta liquidez;
  • Baixo valor inicial;
  • Facilidade para comprar e vender;
  • Gestão profissional;
  • Investimento diversificado e;
  • Proventos isentos de Imposto de Renda.

Lembre-se que os Fiagros são produtos de Renda Variável, isto é, o valor de suas cotas varia conforme a oferta e a demanda.

Dividendos

Como seu funcionamento é semelhante aos FIIs, os Fiagros também pagam dividendos aos seus cotistas. A distribuição de proventos segue a mesma lógica mensal e proporcional, entregando aos investidores o resultado líquido de suas operações.