Investimentos

Descubra quais são os melhores investimentos para iniciantes

Se você ainda não tem o hábito de investir, comece imediatamente! Independentemente de sua idade, guardar dinheiro para seu futuro sempre será uma boa opção. Por isso, aprenda como começar a investir do zero.

Em primeiro lugar é preciso mudar o pensamento em relação ao dinheiro. É necessário, antes de mais nada, entender que ele pode render sendo o valor aplicado alto ou baixo. Após isso, comece a organizar as finanças, mapeando ganhos e gastos e separando um valor para construir uma reserva de emergência.

Outro passo importante é conhecer os melhores investimentos para iniciantes. Geralmente, o público primário pende para um perfil mais conservador, ou seja, uma pessoa que deseja começar não quer correr muitos riscos.

Para isso, veja quais são as melhores opções disponíveis no mercado:

1. Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um título público de renda fixa. Isso significa que ele rende um valor fixo mensalmente e pode ser encontrado no site do Tesouro Direto. A rentabilidade pós-fixada desse tipo de investimento acompanha a variação da taxa Selic e o valor mínimo a ser depositado é de R$100.

2. Tesouro IPCA

Já o Tesouro IPCA é atrelado ao Índice de Preços ao Consumidor, além de uma taxa pré-fixada. Ou seja, ele possui rentabilidade de acordo com a variação deste indicador e sempre traz retornos reais, devido a atualização do índice. Isso significa, que o poder aquisitivo do investidor sempre estará protegido, pois vai de acordo com o que estiver acontecendo no momento.

3. LCI e LCA

Os chamados LCI e LCA são letras de câmbio. Um é direcionado ao setor de negócios e outro ao setor agrícola. Eles funcionam como se você estivesse emprestando dinheiro a um banco e, ao fim, recebendo esse valor com juros. A rentabilidade dessas letras pode ser pré-fixada, pós-fixada ou híbrida.

No caso da pré-fixada, você investe já sabendo quanto vai receber ao final do período, enquanto que na pós-fixada, o valor exato só aparece no momento de sacar o dinheiro.

4. Fundos de investimento

Os fundos de investimentos, por sua vez, são títulos nos quais vários investidores se reúnem para aplicar dinheiro. Nesse modelo, um gestor administra os valores de todos os clientes em conjunto e toma as melhores decisões sobre o montante do fundo. Essa é uma excelente opção para iniciantes que ainda não compreendem muito bem esse mercado.

5. Ações

No caso das ações, o patamar é indicado para quem já tem um pouco de conhecimento, pois elas requerem uma certa expertise para serem manuseadas. O perfil de investidores normalmente é menos conservador, já que são investimentos chamados variáveis e que correm riscos dentro do mercado financeiro, pois caso uma empresa perca valor na Bolsa de Valores, as ações dela são desvalorizadas.

No entanto, mesmo quem está começando pode ter suas próprias ações. O objetivo é dar os passos aos poucos, descobrindo como funciona o ambiente. Antes de investir, faça uma pesquisa minuciosa sobre se a empresa escolhida tem ações que valem (ou não) a pena.

6. CDB e RDB

Por fim, os CDBs permitem que a pessoa venda seus títulos antes do prazo. Eles também são um tipo de empréstimo que o cliente faz ao banco e possuem boas oportunidades de lucratividade. Já os RDBs só podem ser retirados após o vencimento do período combinado, caso contrário, você pode perder dinheiro.

Estes também oferecem opções pré-fixadas ou pós-fixadas. No primeiro, seu rendimento está atrelado a uma taxa informada no início da operação. No segundo, a rentabilidade se baseia em alguma taxa de referência, geralmente o CDI.

Com essas dicas, agora você pode escolher um dos modelos de investimentos e já começar a aplicar, mesmo que o valor seja baixo. Outro fator importante é procurar investir em mais de um título. Afinal, é sempre bom diversificar sua carteira de investimentos.

(Redação – Investimentos e Notícias)