Você gosta de gravar vídeos e tem o sonho de se tornar um youtuber profissional? Então já deve ter se perguntado como ganhar dinheiro no YouTube, certo?
O YouTube é a segunda maior rede social do mundo, e a sua criação abriu espaço para que pessoas comuns produzissem conteúdo e alcançassem grande sucesso na plataforma.
Com isso, o YouTube também se tornou uma fonte de renda para os donos desses canais e hoje, cada vez mais gente quer descobrir como transformar esse hobby em um trabalho rentável.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo para você que quer entender como funciona a monetização do YouTube e deseja saber mais sobre todas as formas de ganhar dinheiro com seus vídeos. Então, boa leitura!
8 Formas de ganhar dinheiro no YouTube
Agora que você já sabe que gravar vídeos pode ser mais que um hobby, chegou a hora de entender como ganhar dinheiro no YouTube. Para isso, separamos 8 ideias que realmente funcionam e que fazem parte da estratégia de negócios de diversos YouTubers profissionais. São elas:
- Monetizar o seu canal;
- Permitir anúncios em seus vídeos;
- Divulgar marcas e fazer publis;
- Criar uma comunidade engajada e disposta a contribuir;
- Divulgar links de afiliados;
- Fazer lives com Super Chat e Super Stickers
- Produzir vídeos no formato de shorts;
- Integrar seu trabalho com outras plataformas.
1. Monetizar o seu canal
A primeira maneira de ganhar dinheiro com o YouTube é a partir da monetização do seu canal.
Com ela, você vai receber dinheiro com a visualização dos seus vídeos, desde que eles estejam de acordo com as políticas e regras da plataforma.
Para que o seu canal seja monetizado, você deverá participar do YPP (YouTube Partner Program), que é o programa de parcerias do YouTube com os criadores de conteúdo.
Os requisitos para que o seu canal seja monetizado são:
- Ter conta no Google Adsense;
- Ter mais de 18 anos;
- Ter o conteúdo 100% original;
- Ter o mínimo do 1.000 inscritos;
- Ter o mínimo de 4 mil horas de conteúdo assistido nos útimos 12 meses;
- Estar de acordo com as diretrizes de conteúdo adequado para publicidade.
O pagamento será feito levando em consideração o CPM (custo por mil visualizações) do seu canal, e o valor dessa taxa é definido individualmente pelo YouTube.
2. Inserir anúncios em seus vídeos
A partir do momento em que seu canal for monetizado, você poderá inserir anúncios no decorrer do seu vídeo. Essa prática costuma gerar bastante retorno para o produtor, ainda que possa prejudicar a experiência do espectador.
No entanto, a maioria dos usuários já está acostumada com o sistema de anúncios do YouTube e entendem que a continuidade do canal depende dos anúncios. Então, se você puder, não deixe de utilizá-la.
Assim como a monetização por visualizações, o pagamento por anúncios é feito de acordo com o número de cliques e visualizações que ele obtém.
A remuneração, no entanto, vai variar de acordo com o tempo que o usuário o assiste, bem como os cliques e interações com as propagandas. Quanto maior a interação, maior o seu lucro.
3. Divulgar marcas e fazer publis
A partir do momento que você começar a construir a sua audiência, a sua imagem e o seu tempo de vídeo poderão ser interessantes para marcas que queiram divulgar os seus produtos.
Essa é a hora em que você poderá fazer parcerias pagas e recomendar produtos e marcas para o seu público.
É importante, no entanto, notar que o seu público construiu com você uma relação de confiança, e ele espera que você indique produtos que melhorem a sua vida, produtos que você mesmo usaria. Se você quebrar essa relação de confiança, você diminuirá a sua autoridade e outras marcas deixarão de lhe contratar no futuro.
Então tome cuidado para apenas indicar produtos que façam sentido para você e para a sua audiência.
Em relação a forma de conseguir as suas primeiras publis, você tem algumas opções. A primeira é fazer por conta própria, entrando em contato com possíveis clientes ou mesmo aceitando convites, sem qualquer intermediário. Nesse caso, é importante documentar todo o processo e firmar um contrato que seja vantajoso para as duas partes. Se for preciso, não hesite em contratar um advogado.
A segunda forma é se filiando a uma agência ou contratando um empresário. Assim, você poderá se dedicar exclusivamente à produção do seu conteúdo enquanto você delega a parte comercial.
4. Criar uma comunidade engajada e disposta a contribuir
No início de um canal, é natural que se forme uma comunidade com interesses e objetivos parecidos. A partir do memento que você contribui com conteúdo relevante, você passa a fazer parte da vida delas, a ponto delas se enxergarem como parte de algo.
Nesse momento, você não terá mais um público frio, mas uma comunidade disposta a participar e engajar com o seu conteúdo.
Muitas dessas pessoas, quando notam que a continuidade e a melhoria do canal depende delas, se dispõem a contribuir divulgando, participando, comprando os seus produtos ou mesmo doando para o seu canal.
Percebendo esse movimento, o próprio YouTube lançou um recurso que permite criar um Clube de Membros em seu canal, onde você pode conceder vantagens, como figurinhas, lives e conteúdos extra para os seus inscritos, mediante o pagamento de uma mensalidade parra o seu canal. Os dois lados, então, ganhariam benefícios.
5. Divulgar links de afiliados
Uma outra maneira de ganhar dinheiro no YouTube é através da divulgação de links de afiliados em seu canal. Você pode indicar os produtos durante o vídeo ou simplesmente colocar os links na descrição.
Uma boa forma de inserir os links é fazer com que eles sejam parte do seu conteúdo. Se você tem, por exemplo, um canal de maquiagem, pode colocar links de produtos de lojas parceiras e indicá-los à medida que os for utilizando.
Essa é uma forma de divulgar os links de forma orgânica e que dá excelentes resultados.
6. Fazer lives com Super Chat e Super Stickers
Um outro recurso para ganhar dinheiro na plataforma são as lives que permitem Super Chat e Super Stickers.
Além de ser uma forma de conteúdo relativamente barata, pois não exige superproduções ou edições, as lives permitem que você crie uma conexão ainda mais direta com o seu público. E, acredite, o público reconhece isso.
Muitas vezes, por observar a sua dedicação, ou mesmo como forma de agradecer pelo seu trabalho, os seus inscritos contribuirão com o Super Chat. Outras vezes eles disputarão a chance de ter um comentário lido ou respondido e comprarão Super Stickers para parabenizar o streamer.
Então, sempre que fizer sentido para a sua comunidade, invista em lives e transmissões ao vivo.
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7. Produzir vídeos no formato de shorts
De olho na competição de aplicativos como o Instagram e o TikTok, o YouTube lançou um programa de incentivo para a produção de vídeos curtos, os shorts.
No YouTube Shorts, é possível gravar e editar vídeos com até 60 segundos no próprio app da plataforma.
Caso você comece a produzir vídeos nesse formato, poderá se beneficiar do fundo de recompensas do shorts, que começou a distribuir alguns recursos para criadores em agosto de 2021.
8. Integrar seu trabalho com outras plataformas
Para que o seu canal do YouTube cresça com maior velocidade e você possa usufruir de todos os benefícios da monetização e da formação de uma comunidade, é importante conhecer os outros meios pelos quais você poderá se projetar.
Se você tem um canal no YouTube, você pode também desenvolver um cronograma para também ser ativo nas redes sociais. Se você trabalha com lives, pode também produzir para outras plataformas de streaming, como a Twitch, por exemplo.
A dica aqui é não ficar em uma só plataforma, mas divulgar o seu trabalho e se fazer conhecido em outras redes. O importante é montar uma estratégia de marketing e de conexão com o seu público.
Isso lhe ajudará, inclusive, a se proteger, caso o YouTube mude a sua política de remuneração, seu canal sofra com a desmonetização de alguns vídeos ou mesmo seja hackeado.
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