Os brasileiros estão cada dia mais atentos às tecnologias e procurando se enquadrar nas novidades que chegam constantemente ao mercado. No entanto, mesmo conhecendo e mantendo muitos cuidados, eles não estão livres dos criminosos de plantão, que sempre buscam formas de aplicar golpes em consumidores mais vulneráveis quando o assunto é ambiente digital.
Para tentar ajudar quem mais precisa, a empresa Serasa lançou recentemente um sistema de verificação de boletos, que confere se o documento realmente tem validade. Com cinco meses de operação, o Validador de Boletos e Chaves Pix da empresa já impediu mais de 5 mil fraudes, segundo informações da própria instituição.
A plataforma que verifica a autenticidade de pagamentos apontou que, desde novembro de 2022, pelo menos 33% das pesquisas mostraram tentativa de golpe, não classificando as operações como meios oficiais. “Entre as principais vítimas, encontram-se pessoas inadimplentes, que desejam quitar suas dívidas de forma fácil pela internet e acabam caindo em comunicações tendenciosas e links fraudulentos”, explica Franciele Tiburcio, especialista da Área de Soluções da Serasa.
Vale lembrar, que a ferramenta da Serasa funciona de forma gratuita e foi disponibilizada para aumentar a confiança dos consumidores que pretendem renegociar seus débitos por meio de canais digitais. Com isso, é possível identificar se o documento foi gerado pela empresa credora ou por outro estabelecimento não confiável.
Neste caso, “o usuário deve verificar os dados imediatamente, inclusive sobre o beneficiário indicado, e procurar a empresa credora”, orienta a especialista.
Confira algumas dicas de proteção para você não cair em golpes:
– Aplicativos como WhatsApp e Telegram são as origens mais comuns de links maliciosos. Portanto, sempre desconfie de mensagens enviadas por meio deles, mesmo que sejam de pessoas conhecidas.
– Lembre-se que endereços eletrônicos oficiais possuem https com URL, cadeado na barra de navegação e inscrição de “site seguro”.
– O Selo de Verificação sempre acompanha números de WhatsApp e páginas oficiais nas Redes Sociais. Com isso, se atente para não confundir o símbolo com emojis, utilizados para fraudar essa validação.
– Por fim, quando tiver alguma dúvida, prefira não clicar na mensagem, pois algumas delas costumam despertar gatilhos emocionais nas vítimas, como a curiosidade ou solidariedade, por exemplo. Se receber mensagens chamativas ou apelativas, desconfie!
Validador de Boletos da Serasa
Quem desejar conferir a veracidade de um boleto, basta acessar o site ou aplicativo da Serasa, digitar seu CPF e preencher um breve cadastro. Em seguida, clique em “Soluções” e no botão “Validar meio de pagamento”.
Após, é só informar o código do boleto ou o código Pix e conferir se é um acordo oficial da Serasa em seu nome. Caso o número não seja identificado entre os acordos realizados na plataforma, busque mais informações para saber se ele é válido antes de completar o pagamento.