Finanças pessoais

Use o décimo terceiro salário com inteligência

O décimo terceiro salário é uma “renda extra” muito aguardada pelos trabalhadores. O valor é um benefício concedido para pessoas que trabalham em regime CLT – lei que rege as diretrizes do trabalho no Brasil.

O valor deve cair na conta dos brasileiros até o dia 30 de novembro para a primeira parcela, e até dia 20 de dezembro para a segunda. Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre como empregar este dinheiro da melhor forma.

Devido ao alto índice de endividados, normalmente o valor acaba sendo destinado para pagar dívidas. Em outros casos, os consumidores tendem a gastar em compras de Natal e Ano Novo.

Independente do motivo, o importante é você detectar em qual nível você se encontra e utilizar o dinheiro de maneira estratégica, evitando maiores problemas no futuro.

Como usar o 13º

Em primeiro lugar, evite fazer mais dívidas, caso já tenha algumas. Use o 13º para quitar ou renegociar dívidas que devem ser liquidadas imediatamente. 

Em segundo lugar, saiba o tamanho de seus gastos, pois a maioria dos brasileiros sabe quanto ganha, mas não sabe quanto gasta e nem o valor exato de seus débitos. Ou seja, se organizar financeiramente sempre será o princípio de todas as coisas!

No caso de quem não possui dívidas, a situação é muito mais fácil de ser pensada: Separe uma parcela do décimo para aproveitar o final de ano, comprar presentes e realizar alguns sonhos, visto que não devemos, também, pensar somente em guardar dinheiro para sobreviver na aposentadoria.

O restante do salário adicional deve ser encaminhado para os investimentos. Atualmente na renda fixa há investimentos pagando mais de 16% ao ano.

Quitando dívidas

Conforme falamos anteriormente, a prioridade é se livrar do endividamento. Por isso, acabe com as dívidas, especialmente se você estiver lidando com contas caras, como as dos cartões de crédito e as do cheque especial. Além disso, dê preferência para o pagamento de débitos que possibilitem que seu nome seja retirado dos cadastros de inadimplentes como SPC, Serasa e Boa Vista.

Reserva de emergência

Após a crise instalada durante a pandemia do Coronavírus, muitas pessoas passaram a entender a importância de se ter uma reserva de emergência (dinheiro guardado para possíveis imprevistos). Ela é essencial para qualquer um e qualquer família e pode livrar os trabalhadores de muitos sufocos.

Para quem deseja aplicar o valor da reserva, a opção mais segura é o Tesouro Selic, seguido por CDBs de liquidez diária e fundos DI. As contas digitais que rendem, como Nubank e PicPay, por exemplo, também podem ser uma alternativa.

Despesas de início de ano

Após as festas de fim de ano, a primeira visita que bate à porta são os impostos como IPVA e IPTU, além de material escolar das crianças e outras despesas recorrentes. Em muitos casos, as pessoas começam a se endividar a partir daí, pois elas quase sempre não têm dinheiro provisionado para esses tipos de gastos e a bola de neve então se forma.

Pensando nisso, guarde uma parte do 13º para quitar essas despesas sem ter que parcelá-las. Dessa forma, você deixará de carregar dívidas no decorrer do ano, podendo usufruir de seu capital de maneira mais inteligente.

Vale lembrar que o salário adicional é, para muitas pessoas, o dinheiro que falta para aliviar problemas financeiros do momento. No entanto, é preciso ter um objetivo e uma estratégia para gastar o montante. 

Rever e replanejar seu controle financeiro ou até mesmo começar a montar um, são passos importantíssimos para seu crescimento individual e familiar. Afinal, eles são pontos somados para quem deseja ter uma vida mais saudável financeiramente.