BP Nomeia Meg O'Neill como Nova CEO em Mudança Estratégica para Combustíveis Fósseis - Investimentos e Notícias BP Nomeia Meg O'Neill como Nova CEO em Mudança Estratégica para Combustíveis Fósseis - Investimentos e Notícias
Mercado

BP Nomeia Meg O’Neill como Nova CEO em Mudança Estratégica para Combustíveis Fósseis

  • 18/12/2025 - 08h41
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 2 min de leitura

A gigante britânica do petróleo e gás BP nomeou Meg O’Neill, da Woodside Energy, como sua próxima CEO, sendo a primeira contratação externa para o cargo em mais de um século e a primeira mulher a liderar uma das cinco maiores petrolíferas, num momento em que a empresa volta a apostar nos combustíveis fósseis.

O’Neill, uma veterana da Exxon, assumirá o cargo em abril, após a saída abrupta de Murray Auchincloss, a segunda mudança no comando em pouco mais de dois anos, à medida que a petrolífera britânica se esforça para melhorar sua lucratividade e o desempenho de suas ações, que durante anos ficou atrás de concorrentes como a Exxon.

A empresa embarcou em uma grande mudança de estratégia no início deste ano, cortando bilhões em iniciativas planejadas de energia renovável e voltando seu foco para os segmentos tradicionais do petróleo e gás. A BP prometeu se desfazer de US$20 bilhões em ativos até 2027 e reduzir a dívida e os custos, incluindo sua unidade de lubrificantes Castrol.

Contratação de Alto Perfil

O’Neill, uma norte-americana de 55 anos de Boulder, Colorado, dirige a Woodside desde 2021 e anteriormente passou 23 anos na Exxon Mobil.

“Trata-se claramente de uma contratação de alto nível e, provavelmente, de algumas das mudanças que os acionistas da BP estavam procurando”, disse Dan Pickering, diretor de investimentos da Pickering Energy Partners.

Sob a liderança de O’Neill, a Woodside se fundiu com o braço petrolífero do Grupo BHP para criar uma das dez maiores produtoras globais independentes de petróleo e gás, avaliada em US$40 bilhões, e dobrou a produção de petróleo e gás da Woodside.

A aquisição levou a empresa para os EUA, onde se expandiu para o gás natural liquefeito em terra na Louisiana.

As ações da Woodside caíam até 2,9% após o anúncio de sua saída. Já as ações da BP subiam 0,27%.

(Com Reuters)

Mercado

Alemanha e Polônia Lideram Esforços para Impulsionar Recuperação Econômica na Europa

Alemanha e Polônia precisam assumir responsabilidade conjunta pela recuperação econômica na Europa, afirmaram os ministros das Finanças dos dois países em Varsóvia na segunda-feira, no momento em que o crescimento do continente continua lento em comparação com rivais como EUA e China. Uma economia relativamente fraca agravou os desafios da Europa em várias outras frentes, […]