Finanças pessoais

PicPay anuncia ações para ajudar crianças a poupar dinheiro

O PicPay anunciou novas iniciativas que visam ajudar na educação e no futuro financeiro das crianças.

O primeiro recurso criado pelo serviço de pagamento é a chamada “Poupança Coletiva”, que permite aos pais, amigos e familiares ajudarem a guardar dinheiro para os pequenos.

A segunda ação é a estreia de uma websérie que ensinará os primeiros passos no mundo das finanças. O conteúdo está sendo disponibilizado pela empresa em uma parceria com a Bolsa de Valores do Brasil – B3.

Além dessa novidade, também será exibida uma peça de teatro no feriado do dia 12 de outubro, no Museu da Bolsa do Brasil, em São Paulo, em comemoração ao Dia das Crianças.

Pedro Romero, diretor de serviços financeiros para pessoas físicas, explica que o PicPay está trazendo conteúdos didáticos que falam não só de dinheiro, mas também de bons hábitos e boas escolhas no mercado de investimentos, com o objetivo de começar a incluir a criançada nesses temas.

“O futuro de uma criança é a preocupação diária de um pai e uma mãe. A grande dificuldade é trazer avós, padrinhos e toda a rede de apoio para esse compromisso e é o que a nossa ferramenta vai incentivar”, afirma ele.

Polvinho

Ainda de acordo com a instituição, com o projeto, os usuários podem clicar na imagem do “polvinho”, no qual eles conseguem abrir o investimento e compartilhar a página de “presente de futuro” para a criança. A ferramenta é oferecida em parceria com a Pulpa, startup que trabalha para desburocratizar o planejamento financeiro infantil.

A ideia do PicPay é auxiliar os pais que preferem receber dinheiro no lugar de presentes para os filhos. Inclusive, isso também pode ajudar os familiares, que nem sempre sabem qual o melhor presente comprar.

Ou seja, ao transferir pelo ‘polvinho’, a empresa incentiva a prática de guardar dinheiro, tirando também o constrangimento de receber um Pix ou a quantia em espécie.

Outro serviço da empresa é o depósito programado recorrente, no qual o saldo fica guardado em um plano de previdência. Com isso, na hora em que o jovem decidir sacar o valor, ele também receberá “cápsulas do tempo”, que são vídeos com recados daqueles que fizeram os aportes e ajudaram a atingir o objetivo.

A nova funcionalidade será liberada de forma gradual para todos os clientes.

Serviços do PicPay

O “polvinho” chega para complementar os “Cofrinhos” (ferramenta para adultos economizarem). A conta no PicPay dá acesso a todo o ecossistema da companhia, que dispõe de Pix, recargas de celular, gift cards de delivery e apps de mobilidade, além de cashbacks para quem é gamer.

Vale lembrar que funções como o crédito, por exemplo, não estão disponíveis para menores de idade.

Outros conteúdos

Além de todo esse sistema desenvolvido pelo Picpay, ainda foi iniciado o projeto Diversão Financeira, que contará com diversas ações voltadas para menores de idade.

“Os hábitos financeiros são formados por volta dos 7 anos, precisamos falar de dinheiro o quanto antes. Mas não precisamos falar sobre orçamento, e sim ensinar consumo consciente, trocas justas e responsabilidade”, conta Erica Fran, CEO da Pulpa.

A peça teatral de fantoches contará com músicas e brincadeiras. As sessões serão abertas ao público nos dias 12, 13 e 14 no Museu da Bolsa de Valores brasileira. Nos demais dias, a apresentação será reservada a crianças de escolas públicas e projetos sociais de São Paulo.

De acordo com o PicPay, a iniciativa faz parte da agenda Semana Mundial do Investidor (WIW), promovida globalmente pela Iosco (International Organization of Securities Commissions (IOSCO) e coordenada no Brasil pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.