FED no radar dos investidores nesta terça-feira
Discurso do novo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos deverá chamar a atenção dos investidores nesta terça-feira, 27. Diante deste cenário, as bolsas europeias e norte-americanas operam sem uma tendência clara.
Ásia
Na Ásia, as bolsas encerraram o pregão em baixa. O índice Nikkei, referência da Bolsa de Tóquio, foi a exceção e fechou o dia em alta de 1,07%. Na China, o Xangai Composto caiu 1,13%, enquanto em Hong Kong, o Hang Seng cedeu 0,73%. Em Seul, o Kospi fechou em baixa de 0,06%.
Europa
Na Europa, os índices apresentam sinais mistos nesta manhã.
Entre os dados locais, o índice de sentimento econômico (agregado da confiança empresarial e do consumidor) caiu para 114,1 em fevereiro, ante 114,9 em janeiro, mostrando um menor otimismo.
EUA
Em Wall Street, o indicador futuro das bolsas norte-americanas aponta para uma abertura em campo negativo.
Brasil
Aqui no Brasil, o mercado deverá ser influenciado pelo discurso de Powell. Além disso, o resultado do IGP-M de fevereiro também deverá influenciar o pregão.
Agenda
E abrindo a agenda de indicadores internos, a Fundação Getulio Vargas (FGV) anunciou que o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 0,07% em fevereiro, percentual inferior à alta de 0,76% registrada no mês anterior. Com este resultado, o índice acumula alta de 0,83% no ano e queda de 0,42% em 12 meses.
Contudo, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) cresceu 0,4 ponto em fevereiro, para 95,5 pontos, o maior nível desde abril de 2014 (97,8). Em médias móveis trimestrais, o índice avançou pelo sexto mês consecutivo (1,0 ponto).
Câmbio
Por fim, para finalizar, no mercado de câmbio, o dólar deverá apresentar perdas em relação às demais moedas globais.
(MR – Investimentos e Notícias)