Governo Trump planeja revogar status legal temporário de imigrantes ucranianos - Investimentos e Notícias Governo Trump planeja revogar status legal temporário de imigrantes ucranianos - Investimentos e Notícias
Política

Governo Trump planeja revogar status legal temporário de imigrantes ucranianos

  • 06/03/2025 - 09h05
  • Atualizado 10 meses atrás
  • 2 min de leitura

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está planejando revogar o status legal temporário de cerca de 240.000 ucranianos que fugiram do conflito com a Rússia, potencialmente colocando-os em um caminho rápido para a deportação.

A medida, esperada para abril, seria uma reversão surpreendente das boas-vindas que os ucranianos receberam durante o governo do presidente Joe Biden.

A reversão planejada das proteções para os ucranianos estava em andamento antes de Trump brigar publicamente com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, na semana passada. Isso faz parte de um esforço mais amplo do governo Trump para retirar o status legal de mais de 1,8 milhão de imigrantes autorizados a entrar nos EUA por meio de programas temporários de liberdade condicional humanitária lançados durante o governo Biden.

A porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Tricia McLaughlin, disse que o departamento não tinha anúncios no momento. A Casa Branca e a embaixada da Ucrânia não responderam aos pedidos de comentários.

Um decreto de Trump emitido em 20 de janeiro solicitou que o Departamento de Segurança Interna “encerrasse todos os programas de liberdade condicional categórica”.

Revogação de liberdade condicional

  • O governo planeja revogar a liberdade condicional de cerca de 530.000 cubanos, haitianos, nicaraguenses e venezuelanos já neste mês.
  • Os imigrantes que perderem seu status de liberdade condicional poderão enfrentar processos de deportação acelerados.
  • Os imigrantes que cruzam a fronteira ilegalmente podem ser colocados em um processo de deportação acelerado, conhecido como remoção acelerada, por dois anos após a entrada.
  • Para aqueles que entraram por portas de entrada legais sem serem oficialmente “admitidos” nos EUA — como aqueles em liberdade condicional — não há limite de tempo para sua remoção rápida.

Os programas de Biden faziam parte de um esforço mais amplo para criar caminhos legais temporários para impedir a imigração ilegal e fornecer ajuda humanitária.

Além dos 240.000 ucranianos que fugiram da invasão russa e dos 530.000 cubanos, haitianos, nicaraguenses e venezuelanos, esses programas abrangem mais de 70.000 afegãos que fugiram da tomada do Afeganistão pelo Taliban.

(Com Reuters)

Política

Empresas Russas de Tecnologia Sob Ataque de Grupo de Espionagem Eletrônica com Documentos Falsos Gerados por IA

Empresas russas de tecnologia que trabalham com produtos militares aéreos, eletrônicos sensíveis e outras aplicações de combate foram alvos de um grupo de espionagem eletrônica nas últimas semanas, usando documentos falsos gerados por inteligência artificial, de acordo com um analista de segurança digital. A descoberta da empresa de segurança Intezer mostra como as ferramentas de […]

Política

Funcionários do Museu do Louvre Suspendem Greve Após Negociações com Sindicatos

A equipe do Museu do Louvre, em Paris, votou pela suspensão de uma greve ⁠iniciada na segunda-feira devido a salários e condições de trabalho, informaram representantes sindicais na sexta-feira. “Em uma assembleia geral realizada hoje, os funcionários ‌do Museu ​do Louvre ​decidiram ​por unanimidade ​interromper sua ação para permitir que ​o ⁠museu reabra e receba […]