O Pix tem caído nas graças dos brasileiros a cada dia. Com o novo formato de pagamento, os consumidores passaram a contar com uma ferramenta mais ágil e prática para a realização de transferências bancárias e pagamentos.
Após seu lançamento, em 2020, outros serviços relacionados ao Pix foram anunciados pelo Banco Central, como é o caso das opções de Saque e Troco.
A modalidade tem passado por constantes mudanças e a novidade anunciada agora pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é a chegada do Pix Crédito.
Segundo o ministro, a intenção do novo recurso é fazer com que as instituições financeiras consigam oferecer crédito aos clientes por meio de um método mais eficiente.
O Governo não deu maiores informações de como se apresentará a proposta em específico, mesmo porque, ainda há ajustes finais a serem feitos. Por hora, o BC tem apenas promovido fóruns que tratam e discutem o assunto.
Vale lembrar que o Pix libera a criação de até cinco chaves que podem ser utilizadas em diferentes bancos. Com isso, o usuário consegue realizar transferências de dinheiro de forma instantânea.
Com a ferramenta, a pessoa não precisa pagar taxas, diferentemente dos modelos de TED e DOC, nos quais existe a cobrança de taxa de pelo menos R$ 15, além da limitação de horário para as transferências.
Ou seja, ao que tudo indica, o Pix Crédito deve ser mais um ponto forte entregue pelo Banco Central.
Outros serviços semelhantes
Os bancos têm se antecipado à solução e lançado seus próprios serviços parecidos com a novidade do BC, sendo que o mais popular entre eles é o Pix no Crédito do Nubank.
Com ele, os clientes do banco digital podem usar o limite do cartão de crédito para realizar as transferências. A ferramenta serve para que os usuários façam suas transações mesmo quando não há dinheiro disponível na conta.
Ainda de acordo com Haddad, o Pix nos moldes do Banco Central será parecido. O ministro da Fazenda afirma que futuramente o recurso será um instrumento de crédito para os brasileiros.
Analistas também apontam que a vantagem estará nas maiores possibilidades de acesso ao crédito pelos cidadãos brasileiros. Além disso, os vendedores poderão receber o valor de forma imediata.
Há ainda a expectativa de que com o Pix Crédito os consumidores consigam parcelar suas transações.
Esse formato já é uma realidade para alguns bancos. Desde março do ano passado, o Santander oferece o serviço aos seus clientes. Enquanto que o Itaú deve implementar a ferramenta nos próximos meses.