Alemanha e Itália Alertam para Necessidade de Reformas na UE para Competitividade Global - Investimentos e Notícias Alemanha e Itália Alertam para Necessidade de Reformas na UE para Competitividade Global - Investimentos e Notícias
Mercado

Alemanha e Itália Alertam para Necessidade de Reformas na UE para Competitividade Global

  • 21/01/2026 - 10h21
  • Atualizado 1 hora atrás
  • 2 min de leitura

A Alemanha e a Itália alertaram que a União Europeia corre o risco de ficar atrás dos Estados Unidos e da China a menos que os líderes cheguem a um acordo sobre as reformas para reavivar a competitividade do bloco, de acordo com um documento preparado antes de uma cúpula informal no próximo mês.

O documento, que posiciona Alemanha e Itália como as principais potências industriais da Europa, pede mudanças radicais para reduzir a burocracia, acelerar as aprovações de licenças e aprimorar o mercado único europeu.

O documento alerta que os padrões de vida e a soberania da Europa estão ameaçados, com muitos novos concorrentes aumentando sua influência global.

“Continuar no caminho atual não é uma opção. A Europa deve agir agora”, afirma o comunicado conjunto.

O documento foi elaborado para o Retiro dos Líderes em Alden Biesen, na Bélgica, em 12 de fevereiro, onde o chanceler alemão, Friedrich Merz, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, pressionarão por uma estratégia coordenada da UE para apoiar as empresas e atrair investimentos.

O documento pede que os líderes usem a reunião e o Conselho Europeu em março para chegar a um acordo sobre compromissos concretos.

Dados do FMI

  • As barreiras internas da UE equivalem a tarifas internas de até 44% para o comércio de mercadorias.
  • Mais de 110% para o comércio de serviços.

O texto pede uma “ambiciosa redução da carga regulatória.”

Ele ainda propõe procedimentos de aprovação acelerados, revogação rotineira de leis ultrapassadas e análise mais rigorosa de novas regras, com relatórios regulares aos líderes da UE sobre o progresso.

(Com Reuters)

Mercado

Título: Ibovespa Avança e Renova Máxima Intradia com Forte Entrada de Capital Externo na B3 (B3SA3)

O Ibovespa avançava nos primeiros negócios nesta quarta-feira, renovando máxima intradia, acima dos 168 mil pontos, em meio a um começo de ano marcado por forte entrada de capital externo na bolsa paulista e perspectiva de continuidade de tal fluxo. As ações brasileiras continuam beneficiadas pelo movimento de rotação global de ativos em busca de […]

Mercado

JPMorgan Prevê Fortes Fluxos de Capital Externo para o Brasil em 2026

Estrategistas do JPMorgan avaliam que 2026 pode ser mais um ano com fortes fluxos de capital externo para as ações brasileiras, citando, entre outras razões, que investidores devem continuar buscando diversificação fora dos Estados Unidos. “E os mercados emergentes são claros beneficiários desse movimento”, avalia a co-head de estratégia para ações em mercados emergentes e […]