Samsung inaugura projeto de inovação tecnológica na área de educação

  •  

A Samsung Electronics, empresa líder mundial em eletrônicos de consumo e componentes, inaugurou ontem (2),  a primeira Samsung School em parceria com o Governo do Estado do Amazonas. O projeto visa oferecer um ambiente de aprendizagem interativo facilitando o desenvolvimento dos estudantes, e ainda investigar por meio de uma pesquisa científica como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar os resultados educacionais no Brasil, considerando toda a diversidade do Sistema de Educação no País.

O anúncio oficial do projeto aconteceu durante a inauguração da sala de aula totalmente equipada nos moldes da Samsung School. Instalada na Escola Estadual Eldah Bitton Telles da Rocha, localizada em Manaus, esta primeira unidade atenderá, em 2014, 7 professores e 80 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental (sendo 40 no período da manhã e 40 à tarde). No Amazonas, o projeto considera ainda outras sete escolas estaduais, que estão atualmente em fase de implantação de infraestrutura, além de uma escola Municipal, e um colégio particular.

“A Samsung School é uma iniciativa inédita no Brasil. Com esse projeto, vamos estudar como o educador brasileiro interage com tais tecnologias e como essas devem evoluir para contemplar as necessidades específicas da realidade educacional do nosso País. A tecnologia na sala de aula é o futuro da educação. O objetivo é que alunos e professores se beneficiem de uma ampla gama de informações relacionados à educação”, afirma Mario Laffitte, vice-presidente de Assuntos Institucionais da Samsung América Latina.

A Samsung School permite ao professor ensinar com eficiência e encorajar o aluno a participar de aulas cada vez mais dinâmicas e interessantes pelo uso de conteúdo multimídia. Este programa inovador oferece um ambiente de aprendizado mais eficiente e flexível.

O projeto conta com a instalação de uma tela touchscreen que substitui a lousa convencional, diferencial que garante maior envolvimento dos alunos, bem como uma transferência mais eficiente do acesso e compartilhamento dos materiais.
Cada sala inteligente da Samsung conta com os seguintes equipamentos: · Tela (60”); Receptor de vídeo sem fio (All share cast); Tablets para alunos e professor; Acessórios para tablets; Servidor e Equipamentos de rede sem fio.

Além da Samsung School, outros dois projetos – derivados da parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) – foram anunciados durante a cerimônia de inauguração. Trata-se do lançamento de quatro cursos de especialização por meio do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola Superior de Tecnologia (EST) para engenheiros que atuam no Polo industrial de Manaus (- Especialização em Processos e Tecnologias de Fabricação Mecânica; - Especialização em Sistemas Móveis e Convergentes em Telefonia Celular; - Especialização em Mecatrônica Industrial; e Especialização em desenvolvimento de Novos Produtos). Além dos cursos, também serão inaugurados cinco laboratórios para aulas práticas das especializações.

Na ocasião, a Samsung também anunciou que, durante o segundo semestre de 2014, irá iniciar as atividades de seu Ocean Center – unidade de capacitação gratuita de desenvolvedores de aplicativos para smartphones, tablets, PCs, Smart TVs, etc. A Estrutura está atualmente em construção nas instalações da UEA.

(Redação - Agência IN)