A Receita Federal paga nesta quarta-feira (31) as restituições do quarto lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. O lote também contempla restituições de anos anteriores.
Ao todo, 4.462.564 contribuintes receberão R$ 6 bilhões – 4.362.766 não prioritários, que entregaram declarações deste ano e de exercícios anteriores até 30 de maio deste ano.
A restituição do Imposto de Renda é um direito do cidadão, ela acontece quando o imposto recolhido durante o ano ultrapassa o valor que o contribuinte tem a pagar. Essa diferença é devolvida pelo governo e se você já recebeu ou espera receber sua restituição neste lote, confira algumas dicas do que fazer com esse dinheiro extra.
Pagar as dívidas
Se você está no vermelho, este é o momento para quitar aquela dívida que todo mês leva uma parte de sua renda. Normalmente, as prestações acumulam juros, por isso faça um levantamento e verifique qual a dívida que está mais difícil de pagar. Entre em contato com a empresa ou a instituição financeira e negocie. Informe que vai abater um determinado valor, renegocie o restante. Quando você oferece um valor para pagamento, fica sempre mais fácil negociar.
Priorize as contas de consumo, aluguel, condomínio e itens de necessidades essenciais. Lembre-se, ficar sem pagar essas contas também acarretam problemas com o nome na hora que você precisar de algum crédito.
Se estes itens estiverem em dia, concentre-se no pagamento de cartões de crédito, empréstimos ou financiamentos, pois os juros são muito mais altos.
Planeje uma viagem
Caso você não tenha dívidas para se preocupar, por que não aproveitar esse dinheiro extra e planejar aquela viagem que sempre fica para depois?
Esse dinheiro extra pode ser uma oportunidade para você conhecer um lugar que nunca esteve ou até mesmo voltar para algum destino já conhecido e desestressar. Viajar é sempre uma ótima chance de sair da rotina e descansar dos problemas do cotidiano. Lembre-se que esse dinheiro é resultado de seu trabalho e de sua contribuição.
Consulte pacotes em aplicativos de viagem, muitas vezes os preços são mais convidativos do que comprar as passagens e reservar os hotéis separadamente. Crie alertas para promoções de passagens e hotéis nos destinos escolhidos, dependendo da data que você puder viajar, os preços são bem mais baixos do que na alta temporada.
Mas atenção ao orçamento! Não adianta sair para uma viagem e voltar com dívidas que não existiam.
Invista em sua qualificação profissional
Esta é uma opção que sempre deve estar em mente. Mesmo que você já esteja empregado, o conhecimento nunca é demais e gastar com educação é um investimento. Com os cursos on-line ficou até mais fácil ampliar o aprendizado.
Procure cursos de assuntos relativos à sua profissão, como uma graduação ou pós-graduação. Ou até mesmo invista em outros conhecimentos, hoje novas profissões surgem a todo o momento. Muitas pessoas estão trocando de atividade no decorrer da vida profissional e descobrem a realização em carreiras diferentes.
Cursos de idiomas também são uma opção, independentemente da sua área de atuação.
O importante é lembrar que o mercado de trabalho exige pessoas cada vez mais qualificadas, então esse dinheiro extra pode ser uma forma de ajudar a dar um upgrade no seu currículo.
Realize seu sonho
Todos nós temos alguns sonhos que vão ficando para trás por conta das prioridades do dia a dia.
Não tenha receio de gastar esse dinheiro com você mesmo. Um agrado sempre faz bem. Compre alguma coisa que você sempre quis, um perfume, um sapato, uma bolsa, um tênis, uma roupa, um dia no spa, mas que não entra no orçamento mensal. Presenteie uma pessoa especial para você, muitas vezes dar um presente nos deixa ainda mais felizes.
Invista seu dinheiro
Está sem dívidas, não pretende viajar tão cedo e nem começar um curso neste momento, uma ótima opção é investir esse dinheiro. Lembre-se, dinheiro parado não rende e se estiver disponível, você pode acabar gastando sem perceber. Então estude um pouco sobre o mercado e veja qual tipo de aplicação melhor se adapta ao seu perfil ou ao valor que você tem para investir.
Atualmente, é possível fazer pequenos investimentos nos próprios aplicativos das instituições financeiras, mas se mesmo assim você continuar com dúvidas, converse com o gerente de sua conta.
Economize, guarde esse capital extra para um sonho maior, como a compra de um carro ou da casa própria. Não é porque você recebeu a restituição do Imposto de Renda, que é preciso gastá-la. Deixe o dinheiro rendendo e disponível para alguma emergência ou oportunidade no futuro. É sempre por ter uma reserva para imprevistos.
Depois das dicas, pense com calma como você vai utilizar a restituição do Imposto de Renda e faça uma escolha sábia conforme sua necessidade. Um dinheiro extra, mesmo não sendo um grande valor, pode ajudar em diferentes situações.
Continue acompanhando nossas dicas.
(Redação – Investimentos e Notícias)