Finanças pessoais

Como sair das dívidas definitivamente

A vida do brasileiro não é muito fácil, e as dívidas em atraso são exatamente uma grande dor de cabeça para qualquer cidadão. O aumento de juros só gera cada vez mais inadimplência entre os trabalhadores e essa é a razão pela qual as pessoas se tornam doentes e estressadas.

Embora o país permaneça em uma grande desigualdade social, em alguns casos, as dívidas significam falta de planejamento financeiro, já que quando estamos endividados, normalmente recorremos a créditos que complicam ainda mais nossa situação.

Para tentar amenizar um pouco esse problema, separamos algumas dicas que podem ajudar você a se reorganizar financeiramente e planejar um futuro mais sossegado.

Onde renegociar suas dívidas

Confira algumas das empresas onde fazer sua renegocição de dívidas.

  1. Acordo Certo
  2. Recovery
  3. Itaú Renegociação
  4. Meu Acerto

Passos para sair das dívidas

Primeiro passo – Anote todos os gastos

Quem deseja ter um controle sobre suas contas, precisa ter todos os gastos anotados. Assim, você saberá exatamente para onde o seu dinheiro está indo.

Segundo passo – Analise suas metas

Crie metas e pense em como cumpri-las. Com isso, você pode separar as dívidas prioritárias e criar estratégias para pagá-las num primeiro momento, por exemplo. Além disso, você também deve dividir as metas por mês, e dar um passo de cada vez.

Terceiro passo – Organize seu orçamento

Um ponto chave para conseguir se livrar das dívidas é organizar o orçamento. Você pode usufruir de aplicativos que hoje fazem com facilidade essa tarefa ou mesmo criar uma planilha no computador ou, ainda, anotar em um caderno todas as entradas e saídas de dinheiro. 

Lembre-se de sempre se basear no que ganha para não gastar além do que pode. Procure também sempre anotar gastos não tão necessários. Isso te ajudará na hora de fazer algum corte nas contas.

Quarto passo – Reúna a família

É muito importante envolver toda a família na organização do orçamento e neste processo de eliminação das dívidas. Cada membro da casa pode ajudar a controlar tudo isso, dando ideias e trazendo soluções para os problemas em questão.

Quinto passo – Repense seu estilo de vida

Para sair das dívidas é necessário apertar o cinto e cortar alguns gastos. Faça pequenas economias, como apagar a luz do quarto quando sair. O estilo de vida e as necessidades de cada família vão indicar quais gastos podem ser cortados, no entanto, é preciso repensar tudo sobre o assunto.

Sexto passo – Tente ganhar uma renda extra

Pense no caminho da renda extra para que isso te ajude a sair das dívidas mais rapidamente. Pode ser com um trabalho nas horas que estiver livre, bicos nos finais de semana ou mesmo com algum tipo de venda. Eliminar itens de casa que não são mais usados é uma ótima alternativa para gerar uma renda e ainda liberar espaço dentro de casa.

Sétimo passo – Negocie suas dívidas

Tente procurar seus credores e negociar com eles seus débitos  Com dinheiro na mão é mais fácil negociar e conseguir desconto.

Oitavo passo – De preferência para dívidas com maior juros

Se você tem mais de uma dívida, dê prioridade para as contas que têm os maiores juros para não virar uma bola de neve. Cartão de crédito é a pior delas.

Nono passo – Pesquise antes de comprar

Essa é uma dica fundamental para quem está com dívidas. Pesquise antes de comprar qualquer produto e encontre o melhor preço. Isso te ajudará bastante na hora de economizar.

Por fim, o décimo passo é refletir e chegar a uma conclusão. Pare e pense no que aconteceu para você chegar nessa situação. Busque nunca mais repetir o passo mal dado, pois o ideal é evitar que isso aconteça novamente.

Colocando todas essas dicas em prática, você certamente se livrará das dívidas, além de ficar com o nome limpo na “praça”. Com isso, será possível buscar crédito para realizar grandes sonhos, como o da casa própria, algo tão desejado por milhões de brasileiros.

Dica extra: Procure ganhar dinheiro na internet para aumentar suas renda e pagar suas dívidas!

(Redação – Investimentos e Notícias)