Com o trabalho remoto, muitos profissionais estão de olho nas oportunidades que surgem para trabalhar ou prestar serviços para empresas do exterior, sem sair do país. Dados da pesquisa “Futuro do Trabalho”, da Futuros Possíveis com a Opinion Box, mostram que pelo menos 70% dos entrevistados já consideraram vagas remotas em companhias estrangeiras.
Entre os benefícios, claro, está receber o salário ou o serviço prestado em dólares. “As empresas dos EUA, por exemplo, estão sempre contratando talentos brasileiros e o fato de o salário ser na moeda norte-americana se torna um grande diferencial. Com isso, surgem muitas dúvidas de como receber e administrar da melhor forma os pagamentos”, comenta a Marketing Specialist da Higlobe, solução de pagamentos para freelancerse contratados brasileiros que trabalham remotamente para empresas nos EUA, Samyra Ramos.
Por esse motivo, a executiva indica algumas estratégias para gerenciar os pagamentos em dólar. Confira:
Faça análises junto ao seu contador
É preciso estar atento aos impostos e taxas que devem ser pagos no Brasil quando o recebimento for feito em moeda estrangeira, Outro detalhe importante é decidir se o dinheiro será recebido em uma conta Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. É fundamental entender os prós e os contras de cada uma das modalidades e ter a ajuda de um profissional habilitado para encontrar a forma mais econômica de receber seus dólares.
Fique atento à cotação da moeda
Ao administrar seu salário na moeda norte-americana, você deve observar o cenário econômico e analisar se a conversão está favorável ou não. Seja estratégico e avalie o melhor momento para transferir de sua conta internacional para a brasileira. Também é interessante buscar uma plataforma que possibilite a autonomia nos seus saques. Com a Higlobe, por exemplo, você consegue sacar por meio de um Pix e ter maior autonomia nas suas transações.
Busque um método de pagamento que atenda às suas necessidades
Trabalhar para empresas norte-americanas requer encontrar um meio para receber transferências internacionais, e novos métodos de pagamento têm auxiliado no recebimento de valores de formas mais práticas e seguras. “No caso da Higlobe, o usuário paga US$ 1,99 por mês e pode receber transferências ilimitadas de empresas norte-americanas. Além disso, pode escolher retirar os valores para a conta local quando desejar, sendo favorável fazer isso quando a cotação do dólar estiver mais vantajosa”, explica a executiva.