Finanças pessoais

Aprenda a poupar e aproveitar a chegada da Black Friday

Com o fim de ano chegando, todo mundo deseja realizar suas preciosas “comprinhas”. Porém, a fim de economizar, as pessoas logo pensam na Black Friday, um período que conta com muitas promoções no comércio brasileiro.

O evento é uma tradição criada pelos Estados Unidos, como uma forma de marcar o início de compras da temporada de Natal. O costume rapidamente se espalhou para outros países do mundo, inclusive o Brasil.

Para os americanos, a promoção Black Friday começa um dia após o Dia de Ação de Graças, caindo sempre em uma sexta-feira.

Como aproveitar as promoções

A Black Friday tem promoções realmente interessantes e que podem tornar um sonho do consumidor muito possível. No entanto, é preciso se atentar para as fraudes, pois há muitos descontos super valorizados que não são tão interessantes assim quando analisados corretamente.

Pensando nisso, vale a pena entender como funciona o sistema da Black Friday e como podemos nos preparar financeiramente para aproveitar as melhores ofertas que o evento proporciona.

A começar pelo dia oficial da Black Friday, que este ano será em 25 de novembro, todos podem se programar para conseguirem bons descontos em produtos e serviços.

Identifique em primeiro lugar qual é a sua situação financeira, já que conseguir uma boa promoção é sempre maravilhoso, porém, ninguém quer se endividar por causa disso, não é mesmo?

A partir daí, veja quais gastos podem ser cortados para economizar. Desta forma, você já terá um início de economia que renderá uma bela compra durante o período de descontos.

Caso o orçamento esteja muito apertado, pense em buscar novas fontes de dinheiro. Você pode trabalhar em algo que te traga uma renda extra, como trabalhos freelancers, por exemplo. Além disso, também veja quais de suas dívidas podem ser negociadas com os credores.

Num segundo momento, analise o que exatamente deseja comprar. Comece a verificar os preços do produto para quando chegar a data identificar se ele realmente está mais barato. Você pode tirar prints da tela do seu computador para deixar guardado como prova do valor que o produto estava naquele dia que você o pesquisou.

Mas, lembre-se: Não perca o foco do seu propósito para não gastar dinheiro com algo menos importante, além de também olhar o valor de frete e as condições de troca e devolução em caso de danos no produto.

Compare ofertas

Outro ponto importante é pensar que, embora alguns descontos pareçam bastante tentadores, a maioria das lojas está em promoção nessa época. Por isso, compare ofertas ao invés de comprar na primeira loja que entrar, pois essa tarefa pode significar uma grande economia, tanto em e-commerce quanto em lojas físicas.

A última dica é saber quais são os meios de pagamento disponíveis naquele estabelecimento. Muitos lugares aceitam dinheiro, Pix, boleto e diversos tipos de cartão de crédito. Ou seja, a possibilidade de parcelar as compras torna real o desejo de aproveitar a Black Friday para muitas pessoas.

Vale lembrar, que é muito importante se atentar para não cair na chamada Black Fraude, que ocorre quando você entra em alguma falsa promoção. Evite sites duvidosos e só adquira produtos onde for realmente confiável, sempre conferindo se há mesmo desconto no que você está comprando.

Com essas dicas, certamente será um ótimo período para você adquirir seu tão sonhado presente e aproveitar ao máximo o período de Black Friday.

(Redação – Investimentos e Notícias)