Empréstimo

Saiba como pedir um empréstimo pessoal

Quem precisa de dinheiro e não tem como recorrer a um amigo ou parente próximo, sempre busca um empréstimo pessoal junto às instituições de crédito.

Esse tipo de “ajuda” oferecida, na maioria das vezes, pelos bancos serve para o cliente que precisa obter dinheiro de forma rápida. Ou seja, o empréstimo pessoal ou crédito pessoal – como também é chamado – é um montante concedido por bancos e instituições financeiras a pessoas físicas.  

O valor normalmente pode ser utilizado para uma reforma de casa, por exemplo, ou para quitar dívidas, fazer uma viagem, trocar de carro, entre outros fins.

No entanto, é importante entender como as linhas de crédito trabalham, pois as taxas de juros variam de acordo com cada instituição, além de também ser também necessária uma organização financeiramente para que sua solicitação seja aprovada.

A principal vantagem desse tipo de crédito é que a pessoa pode utilizar o dinheiro da forma que ela quiser, diferentemente de um financiamento, no qual o usuário só pode gastá-lo conforme a finalidade contratada.  

Na prática, o empréstimo é liberado ao consumidor e ele se compromete a devolver a quantia em parcelas mensais, com acréscimo de juros. E, em muitos casos, o pagamento não pode ultrapassar 30% da renda da pessoa para não pesar no orçamento.  

Alguns requisitos para conseguir esse crédito são comuns entre as instituições financeiras, como ter nascido no Brasil ou ser residente fixo no país, ter entre 18 e 79 anos de idade, ter bom histórico de pagamento e estar com o nome limpo.

Entretanto, vale lembrar que hoje em dia também existem empresas que oferecem empréstimos para quem está com o nome negativado.

Vantagens de contratar um empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal normalmente apresenta mais algumas vantagens em comparação a outras linhas de crédito.

A agilidade no processo é uma das características que atrai a atenção dos usuários. Inclusive, com as facilidades da tecnologia, existem várias opções de empréstimo online seguro, em que você pode fazer praticamente todo o procedimento de forma virtual.  

Outro ponto é que as taxas de juros são mais baixas do que outros tipos de crédito. Elas não são as menores do sistema financeiro, porém, são atrativas em relação aos diversos serviços, como o cheque especial e rotativo do cartão de crédito, por exemplo.

Mais um benefício é que a pessoa consegue antecipar o pagamento das parcelas para ter mais descontos, incluindo o abatimento proporcional de juros.

Onde pedir um empréstimo pessoal

Veja onde você pedir um empréstimo pessoal de forma facilitada, separamos uma lista abaixo para você conseguir contratar online.

  1. Simplic
  2. Geru
  3. NoVerde
  4. SuperSim

Como pedir um empréstimo pessoal?

Quem deseja solicitar uma linha de crédito, pode conseguir por meio da Internet, bastando seguir conforme abaixo:

1º Realize uma simulação gratuita nos sites dos bancos e instituições financeiras para conferir as opções de linhas de crédito disponíveis para você.  

2º Em seguida, analise a melhor taxa de juros e condições de pagamento.

3º Solicite o empréstimo pessoal no banco ou instituição que você escolher.

4º Envie todos os documentos pessoais, comprovante de residência e documentos de comprovação de renda, conforme a instituição pedir.

5º Após, será necessário aguardar para que o banco faça a análise de crédito de acordo com os dados informados.

6º Se a análise de crédito for aprovada, a instituição enviará o contrato para ser assinado. Sempre leia com muita atenção as cláusulas para não ter nenhuma surpresa no futuro.

7º Depois que o crédito for liberado, o dinheiro entrará em sua conta dentro do prazo estipulado pelo banco, que normalmente é de 24 horas.  

No caso da proposta ser reprovada, verifique o que pode ter acontecido, como preenchimento errado de algum dado ou mesmo se há algum impeditivo junto ao SPC ou Serasa. Você tem a opção de tentar novamente ou verificar com outros bancos e instituições financeiras a possibilidade da liberação do valor que precisa.

(Redação – Investimentos e Notícias)