Para quem nunca ouviu falar, o registrato na verdade é o extrato de registro de informações do Banco Central, onde as instituições financeiras disponibilizam informações sobre os clientes junto ao Banco Central.
Nesse sistema, existem diferentes tipos de cadastros. O primeiro deles é o Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS), com o nome de todos os bancos que as pessoas têm contas correntes ou poupanças. E, o segundo, é o Sistema de Informações de Crédito (SCR), com dados sobre todas as modalidades de crédito já contratadas.
Diante deste cenário, então, é possível que os bancos tenham acesso ao histórico das pessoas antes de fornecer ou não empréstimos. Por isso, mesmo com o “nome limpo”, alguns clientes não conseguem obter linhas de crédito, por apresentar dívidas passadas no Registrato.
Mas vale lembrar que os nomes não ficam nessa lista por muito tempo. As informações presentes são dos últimos 24 meses. Ou seja, caso a pessoa tenha apresentado algum problema de pagamento há muito tempo, ela não estará com o nome nessa lista e possivelmente, conseguirá contratar créditos.
Veja como conferir se o seu nome consta no Registrato
As instituições bancárias são obrigadas a fornecer os dados do Registrato aos seus clientes que desejarem. Para isso, é preciso acessar o aplicativo do banco em questão e buscar pela opção “Registrato Banco Central”. Para conseguir visualizar os dados, será necessário realizar um cadastro com informações pessoais. A partir desse procedimento, será gerado um PIN de acesso. Com a validação do PIN, a página será redirecionada para o site do Banco Central, onde o usuário deverá fazer o credenciamento.
Após esses passos, será possível realizar a consulta.
E se o seu nome apareceu na lista é preciso quitar todas as dívidas que não foram pagas para retirá-lo, mesmo as que já caducaram e por isso, não constam no Serasa e no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Depois de pagar todas as contas, é preciso consultar se o nome já saiu da lista. Caso não tenha sido retirado, é recomendado entrar em contato com a instituição financeira e exigir a saída.