Conflito entre Israel e Irã: Autoridade Militar Reconhece Ataques Aéreos a Instalações Militares - Investimentos e Notícias Conflito entre Israel e Irã: Autoridade Militar Reconhece Ataques Aéreos a Instalações Militares - Investimentos e Notícias
Política

Conflito entre Israel e Irã: Autoridade Militar Reconhece Ataques Aéreos a Instalações Militares

  • 08/07/2025 - 13h25
  • Atualizado 7 meses atrás
  • 2 min de leitura

Uma autoridade militar de Israel disse nesta terça-feira que os ataques aéreos iranianos no mês passado atingiram algumas instalações militares israelenses, o primeiro reconhecimento público aparente de que tais locais foram atingidos.

A autoridade, falando sob condição de anonimato, de acordo com as regras de informação militar, disse que “pouquíssimos” locais foram atingidos e que continuaram funcionando.

O funcionário se recusou a fornecer mais detalhes, incluindo a identificação de quais locais militares foram afetados ou a gravidade dos danos à infraestrutura militar.

O Irã realizou ondas de ataques aéreos contra Israel no mês passado, depois que Israel lançou um ataque surpresa em 13 de junho, tendo como alvo as instalações nucleares iranianas e o arsenal de mísseis do país.

Os ataques iranianos frequentemente visaram cidades densamente povoadas, como Tel Aviv e Haifa, e o sul do país, em torno de Beersheba, onde há várias instalações militares.

Vários edifícios residenciais foram atingidos nos ataques, embora os militares israelenses afirmem que a maioria dos mísseis e drones lançados pelo Irã foi interceptada durante a guerra de 12 dias.

Em Israel, 28 pessoas foram mortas. As autoridades iranianas afirmaram que 935 pessoas foram mortas pelos ataques israelenses, que também tiveram como alvo Teerã, a capital densamente povoada do país.

Comandantes militares e civis foram mortos no Irã, enquanto em Israel, entre os 28 mortos, um era um soldado em licença.

Israel e Irã concordaram com um cessar-fogo apoiado pelos Estados Unidos em 24 de junho, depois que os EUA bombardearam as instalações nucleares iranianas.

(Com Reuters)

Política

UE Declara Guarda Revolucionária Islâmica como Organização Terrorista em Resposta à Repressão no Irã

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia concordaram nesta quinta-feira em incluir a Guarda Revolucionária Islâmica na lista de organizações terroristas do bloco, colocando a poderosa Guarda em uma categoria semelhante à do Estado Islâmico e da Al Qaeda e marcando uma mudança simbólica na abordagem da Europa em relação à liderança do Irã. […]

Política

António Guterres Defende Multipolaridade e Reforma do Conselho de Segurança da ONU em Último Ano de Mandato

Os problemas globais não serão resolvidos por uma única potência “dando as cartas” ou dividindo o mundo em esferas rivais, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nesta quinta-feira, em comentários dirigidos aos Estados Unidos e à China. Guterres falou com jornalistas para marcar o início de seu décimo e último ano no cargo. […]