Formação de Novo Governo na Bélgica - Investimentos e Notícias Formação de Novo Governo na Bélgica - Investimentos e Notícias
Política

Formação de Novo Governo na Bélgica

  • 31/01/2025 - 21h27
  • Atualizado 12 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

Partidos políticos da Bélgica concordaram nesta sexta-feira em formar um novo governo, encerrando quase oito meses de complicadas negociações após a vitória eleitoral da legenda nacionalista flamenga N-VA.

O líder do N-VA, Bart De Wever, de 54 anos, deve se tornar primeiro-ministro e liderar assim uma coalizão com cinco partidos, que também inclui democratas cristãos e socialistas do norte do país, que fala holandês. Também estarão no grupo legendas liberais e centristas do sul, de idioma francês.

As negociações se arrastaram por meses, com as legendas tendo dificuldade para chegar a um acordo sobre cortes de gastos, aumentos de impostos e reformas previdenciárias. De Wever quer melhorar as finanças do governo da sexta maior economia da zona do euro.

Após quase 32 horas de negociações, que acabaram na noite desta sexta-feira, os partidos finalmente conseguiram concordar com essas medidas e aparar outros pontos de dissenso.

Principais medidas acordadas

  • Aumento dos gastos com Defesa, nos próximos anos, para o nível mínimo de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), acordado com países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
  • Limitação da imigração que busca asilo no país.

“A sorte está lançada”, disse De Wever na plataforma X, ao publicar uma foto dele se encontrando com o rei, no palácio.

“De Wever informou o rei sobre o pacto governamental acordado entre as partes da futura coalizão”, informou o gabinete do rei em comunicado.

O partido de extrema-direita Vlaams Belang (Interesse Flamengo) foi excluído das negociações do governo, embora a legenda crítica às imigrações tenha sido a que mais cresceu na eleição de junho de 2024, tornando-se a segunda maior do país.

Política

Brasil Assume Representação Diplomática do México no Peru após Ruptura de Relações

O Brasil assumiu a representação dos interesses diplomáticos do México no território do Peru, anunciou o Ministério das Relações Exteriores neste domingo, depois que autoridades peruanas decidiram romper relações com o México após a ex-primeira-ministra peruana Betssy Chávez se refugiar na embaixada mexicana solicitando asilo. “Atendendo a solicitação do governo mexicano, e diante da anuência […]

Política

Garantias de Segurança dos EUA para a Ucrânia: Documento Pronto e Aguardando Assinatura, Afirma Zelenskiy

Um documento dos Estados Unidos sobre garantias de segurança para a Ucrânia está completamente pronto e Kiev está aguardando a hora e o local para sua assinatura, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, neste domingo, indicando que as conversações do fim de semana com a Rússia em Abu Dhabi fizeram algum progresso. “Para nós, as […]