Dólar

Como comprar dólar para viajar para o exterior?

Um dos passos mais importantes para planejar uma viagem internacional como um expert é estar atento(a) aos meios de comprar moedas internacionais.

Nesse sentido, estar informado(a) da cotação da moeda e de como comprar é o pontapé inicial para organizar o orçamento de viagem.

Aqui iremos te falar tudo sobre como comprar dólar para viajar, já que os Estados Unidos são um dos destinos mais sonhados pelos brasileiros.

Ficou curioso(a) dos detalhes? Então continue a leitura e saiba mais!

Porque comprar dólar para viajar?

Bom, por mais óbvia que pareça ser a resposta para esta pergunta, não é difícil se deparar com pessoas que têm esta dúvida.

Se você se questiona sobre viagens para os EUA,, saiba que comprar dólar será uma exigência que você terá que cumprir!

Assim como quando um estrangeiro vem ao Brasil precisa comprar Real, ao viajarmos a outros países, precisamos estar equipados com a moeda do nosso destino.

Para que possamos gastar em outro território, realizar o câmbio é necessário.

Uma outra opção seria utilizar um cartão internacional, mas ainda assim uma certa quantia em dólar em espécie seria essencial.

Onde comprar dólar para viajar?

Para comprar dólar para viajar você terá duas opções: as casas de câmbio e os bancos.

Mas antes de falarmos sobre os dois locais, precisamos atentar para uma curiosidade que pouca gente sabe.

A cotação do dólar que vemos diariamente nos noticiários se refere ao valor comercial da moeda, que é diferente do valor do dólar para turismo, ou seja, para viajar.

No entanto, de modo geral, a diferença é de centavos e você pode consultar os valores em diversos canais de forma online.

Sobre os locais de compra, a tendência é que o dólar para viajar esteja mais barato no banco do que nas casas de câmbio.

No entanto, os bancos cobram um valor pela transação, o que poderá sobressair o valor total da compra na casa de câmbio.

O que é IOF?

Na conversão de valores entre uma moeda e outra, bem como em compras internacionais utilizando cartões de crédito e débito, você será cobrado(a) pelo IOF.

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um imposto federal pago em qualquer operação financeira, como é o caso do câmbio.

A compra de moedas é taxada em 1,1% quando em espécie e em até 6,38% quando em cartões de débito pré-pagos.

Como encontrar a casa de câmbio mais próxima a mim?

O Banco Central está muito preocupado com a segurança dos clientes ao comprarem dólar para viajar.

Isso porque o “mercado paralelo” de venda de moedas estrangeiras pode oferecer riscos aos clientes, já que não há garantia da autenticidade da moeda vendida por eles.

Além disso, ainda nesse tipo de mercado, não há o recibo de compra, que servirá para apresentar às autoridades com o fim de certificar a legalidade e origem da moeda comprada, podendo haver a apreensão dos valores.

Diante disso, o BC desenvolveu um aplicativo que ajuda os compradores a localizar a casa de câmbio mais próxima: o Câmbio Legal, disponível para os sistemas Android e IOS.

Portanto, sempre opte por o que for mais seguro para evitar problemas na hora de viajar.

Como comprar dólar no banco?

Ao optar por comprar dólar para viajar diretamente com um banco, indicamos que você busque o seu próprio, ou seja, um banco de que já é cliente.

Se não for possível por algum motivo, busque um outro banco e tente realizar a operação.

De modo geral, comprar dólar para viajar diretamente no banco não requer muitas burocracias.

Como viajar usando um cartão de débito?

Se você preferir levar a maior parte dos seus dólares para viajar sem que seja em espécie, poderá optar por solicitar um cartão de débito pré-pago, conhecidos como “travel money”, ou por um cartão de crédito.

Porém, saiba que ao escolher um deles, a alíquota de IOF será mais alta, como já citamos.

Nesse sentido, ao optar pelo cartão de débito para viajar, você precisará depositar um valor em reais que será convertido para o dólar de acordo com as taxas de câmbio da administradora.

Dicas para viagens internacionais

Agora que você está por dentro de como comprar dólar para viajar, vamos te dar dicas para que tudo ocorra bem na sua viagem internacional.

A primeira dica é te deixar por dentro dos seus direitos em casos de voo cancelado, afinal é um problema muito comum na aviação civil.

Você sabia que se o cancelamento do voo atrasar a sua chegada ao destino final em 4 ou mais horas ou se a companhia não te informar sobre o cancelamento com antecedência você pode receber uma indenização por danos morais por voo cancelado?

Se isso ocorrer, conte com a Resolvvi para fazer justiça!

Ela te ajudará a dar entrada no seu pedido de indenização de forma online, sem burocracias e você só pagará pelo serviço se ganhar.

E já que estamos falando de voo, aqui vão algumas dicas de como comprar passagens aéreas baratas:

  • Escolha bem os dias da semana para viajar, bem como horários menos convencionais;
  • Compre as passagens com certa antecedência;
  • Cadastre-se para receber alertas de ofertas nos sites da companhias aéreas;
  • Por último, mas o mais importante: pesquise muito. Apenas compre uma passagem sem pesquisar se perceber que o preço está valendo a pena.

Planejamento de orçamento

É fato: viagens internacionais custam caro!

Sendo assim, um bom planejamento de orçamento pode te fazer economizar e se livrar de perrengues!

Sendo assim, considere pesquisar e determinar os gastos para coisas como:

  • Passagem: como já dito, há formas de economizar;
  • Hospedagem: pesquise bem em sites de hotéis e de agências, sempre levando em consideração que localização e conforto são agravantes que aumentam os gastos com hospedagem;
  • Documentação e vistos: passaportes e vistos devem ser emitidos, se você já não possuir. Isso irá gerar alguns gastos;
  • Locomoção, presentes e alimentação: para economizar com locomoção, faça uma pesquisa na internet sobre os valores do transporte público, aluguel de carros ou tarifas de táxis no país de destino. Para presentes, determine um valor máximo para esse tipo de gasto e inclua no orçamento. Para ter uma média de quanto poderá gastar com alimentação, pesquise restaurantes pelas redondezas de onde pretende fazer passeios ou ficar hospedado, muitas vezes as páginas dos estabelecimentos possuem cardápios digitais.

E claro, não esqueça de comprar dólar para viajar!

Com a moeda em mãos e tudo planejado, a sua viagem tem tudo para dar certo!

Este artigo foi escrito pelo time da Resolvvi, que existe para diminuir o abismo que existe entre você, consumidor, e a justiça, conectando você aos seus direitos na palma da sua mão. Desde 2017, já ajudamos milhares de brasileiros em problemas com voo, como voos cancelados, e com nome negativado indevidamente.