Inundações Atrasam Plantio de Soja e Milho na Argentina, Afetando Exportações Globais - Investimentos e Notícias Inundações Atrasam Plantio de Soja e Milho na Argentina, Afetando Exportações Globais - Investimentos e Notícias
Mercado

Inundações Atrasam Plantio de Soja e Milho na Argentina, Afetando Exportações Globais

  • 18/11/2025 - 13h21
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 3 min de leitura

Agricultores da província de Buenos Aires, no centro da Argentina, estão enfrentando grandes inundações que estão bloqueando o acesso aos seus campos, atrasando o plantio de soja e milho em uma das principais nações exportadoras de grãos do mundo.

Agricultor Alejandro Vallan normalmente supervisiona o plantio de suas colheitas em meados de novembro.

Em vez disso, como muitos fazendeiros da região, ele não consegue chegar à sua terra por causa da inundação generalizada e se vê preso em uma estrada de acesso inundada na cidade de 12 de Octubre, no centro de Buenos Aires.

“O que você vê atrás de mim não é um canal, mas uma estrada por onde passamos regularmente, por onde passam muitos produtores”, disse Vallan, 43 anos.

Argentina é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja e o terceiro maior exportador de milho.

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires projeta que a produção de soja atinja 48,5 milhões de toneladas métricas, uma queda em relação ao ano anterior, e que a produção de milho some 58 milhões de toneladas na atual temporada 2025/26, um aumento em relação ao ano passado.

As estimativas mais recentes foram divulgadas no final de setembro, antes das enchentes.

Nos últimos quatro meses, as chuvas ficaram bem acima do normal, deixando cerca de 1,5 milhão de hectares (3,7 milhões de acres) de terras agrícolas em “risco muito alto” de se tornarem improdutivas no centro e oeste de Buenos Aires, de acordo com a associação de produtores rurais Carbap.

Temporada de Plantio Atrasada

“Deveríamos estar no meio do plantio da soja, o que não está acontecendo devido à falta de terra (utilizável) e, ao mesmo tempo, porque não conseguimos chegar aos campos com as ferramentas necessárias”, disse Franco Esteban, um agricultor de 39 anos em 12 de Octubre.

Segundo Esteban, a região acumulou cerca de 1.800 mm de chuva este ano, mais do que o dobro dos 800 mm habituais. Como resultado, cerca de 70% das terras agrícolas locais estão submersas ou sofrem com o excesso de umidade.

O plantio de soja está 12,9% concluído, 3,3 pontos percentuais atrás da média de cinco anos, em grande parte devido às inundações, de acordo com a Bolsa de Cereais de Buenos Aires.

O plantio de milho também sofreu atrasos significativos em Buenos Aires, principal província agrícola da Argentina, segundo a Bolsa de Cereais de Rosário.

Agricultores da região central de Buenos Aires apontam para anos de subinvestimento em infraestrutura de drenagem e estradas rurais, especialmente na zona de alto risco de inundação da bacia do rio Salado, como fatores que exacerbam os danos.

“Acordamos de manhã e vemos essa cena, e é devastador, porque ver campos totalmente produtivos inundados nos deixa tristes e, mais do que tudo, impotentes”, acrescentou Esteban.

(Com Reuters)

Mercado

Federal Reserve Mantém Taxa de Juros Inalterada em Meio a Inflacionamento e Crescimento Econômico Sólido

O Federal Reserve manteve a taxa básica de juros inalterada nesta quarta-feira, citando a inflação ainda elevada, juntamente com o sólido crescimento econômico, e dando poucas indicações em sua mais recente declaração de política monetária sobre quando os custos dos empréstimos poderão cair novamente. “A atividade econômica tem se expandido em um ritmo sólido”, disseram […]

Mercado

Indústria de Máquinas do Brasil Prevê Desaceleração no Crescimento do Faturamento em 2026

A indústria de máquinas e equipamentos do Brasil espera desaceleração no crescimento do faturamento, impactada por juros e incertezas no comércio internacional e cambiais que dificultam exportações, segundo dados apresentados nesta quarta-feira pela associação que representa o setor, Abimaq. A expectativa para a receita líquida total do setor para este ano é de crescimento de […]

Mercado

Crescimento de 7,4% no Setor de Máquinas Agrícolas em 2025 Impulsionado por Safras Recordes de Soja e Milho

A receita líquida total do setor de máquinas e implementos agrícolas no Brasil alcançou R$66,75 bilhões em 2025, alta de 7,4% sobre 2024, com produtores embalados por safras recordes de soja e milho, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), divulgados nesta quarta-feira. O faturamento com as vendas no mercado […]

Mercado

Federal Reserve e o Uso das Linhas de Swap: Dólar Hoje Sob Pressão em Tempos de Crise Econômica

Uma ferramenta fundamental usada pelo Federal Reserve para estabilizar os mercados financeiros globais em tempos de crise pode ser usada como arma pelo governo Trump, disse Kenneth Rogoff, ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), ao ser questionado sobre essa possibilidade. As linhas de swap do Federal Reserve, que emprestam dólares a outros bancos centrais durante […]