Com a alta expectativa de compras online na Black Friday que se aproxima, aumenta o risco de os consumidores caírem em fraudes.
Somente no primeiro semestre deste ano o Brasil registrou aproximadamente 3 milhões de tentativas de fraude, de acordo com um levantamento realizado pela ClearSale, empresa especialista em prevenção e gerenciamento de risco.
Segundo George Luis Pozzobon, Líder de Risco na Stone, a técnica de engenharia social usada para enganar usuários de internet e obter informações confidenciais, como dados do cartão – ou phishing – é a fraude mais comum.
Neste golpe os criminosos fazem o contato com o titular do cartão – seja via telefone, e-mail, SMS, Redes Sociais ou WhatsApp – passando-se por instituições financeiras.
“Essa fraude utiliza táticas de engenharia social (manipulação) para obter informações como logins e senhas e os dados do cartão – seja ele de crédito, de débito ou pré-pago”.
George Luis Pozzobon, Líder de Risco na Stone
O criminoso pode se passar por um funcionário do banco e enviar links e anexos, solicitação de informações ou até mesmo de pagamentos.
O especialista listou algumas dicas de segurança, que podem ajudar a evitar essas fraudes.
Cuidado com ofertas irrecusáveis e links ou anexos suspeitos
Desconfie de descontos muito altos, acordos financeiros imperdíveis e até propostas de trabalho ou meios de ganhar dinheiro de maneira muito fácil.
Portanto, não abra anexos de contatos desconhecidos ou suspeitos e não clique em links abreviados ou com erros ortográficos, por exemplo.
E para saber se um site é seguro, confira o nome da empresa, verifique se o endereço começa com HTTPS e se tem um ícone de cadeado ao lado.
Fique atento aos detalhes e na dúvida, não forneça seus dados
Observe se o contato é direcionado a você: as comunicações de empresas verdadeiras (e principalmente das quais é cliente) usarão seu nome.
Além disso, a instituição da qual você é cliente já tem seus dados e não irá solicitá-los, portanto, não passe dados pessoais ou financeiros por e-mail, telefone ou qualquer outro canal de contato.
E se você não é cliente daquela instituição, tenha mais cuidado ainda! Desconfie também de comunicações com erros ortográficos.
Para compras virtuais, utilize cartões virtuais
O cartão virtual pode ser gerado para compras online específicas e não tem os mesmos dados do cartão físico. Isso evita que, em caso de fraude, os criminosos utilizem os dados do cartão para outras compras.
Acompanhe seus gastos no cartão
Além do aplicativo e da fatura mensal, a confirmação das transações com o cartão via SMS, e-mail e notificações em aplicativos é uma maneira de acompanhar os gastos e identificar compras que não tenham sido realizadas por você.
Reforce a segurança da sua identificação
As senhas fortes são as que não tem nenhuma relação com a sua vida pessoal (como datas, nomes etc.) e nem sequências fáceis e não devem nunca ser compartilhadas e estar escritas em celulares ou na carteira, para não serem levadas junto com o cartão, em caso de furto ou roubo.
Além disso, a identificação biométrica adiciona uma camada de proteção à utilização do cartão. Outra recomendação é não utilizar a mesma senha para diversos aplicativos ou cartões e trocar frequentemente a combinação.
E se cair em golpe?
Mesmo com todos os cuidados, ninguém está isento de cair em um golpe e ter os dados roubados. Por isso, caso passe por essa situação o cliente deve, imediatamente, entrar em contato com seu banco ou operadora de cartão.
Muitos golpes testam o limite dos cartões fazendo pequenas compras. Dessa maneira, assim que perceber alguma movimentação estranha já deve tomar providências.
Uma dica interessante é deixar o cartão virtual bloqueado e só desbloquear para novas compras, isso ajuda na hora de proteger os dados.