O Banco Central brasileiro anunciou uma novidade para os usuários do WhatsApp. A partir de agora, os portadores de cartões de crédito, débito e pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard poderão fazer compras por meio do maior aplicativo de conversas de todos os tempos.
Segundo o BC, a nova ferramenta faz parte do processo de transações de pagamentos, que contará com o programa Facebook Pay.
A autorização do serviço vai de encontro com os outros procedimentos adotados em março de 2021, quando as duas operadoras tinham sido autorizadas a fazer transferências de recursos, depósitos e operações pré-pagas por meio do app.
Com isso, o Banco Central afirma que não há mais impedimentos regulatórios para a realização desse tipo de transação, chamada de P2M. “Essa nova funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários desse aplicativo (P2P)”, destaca a autoridade monetária.
Ainda de acordo com a instituição, os trâmites vinham sendo analisados para que a liberação fosse feita o mais rápido possível. Além disso, a adesão de novos credenciadores ou emissores de pagamento interessados em participar do Facebook Pay continua aberta.
Ou seja, assim que aprovados, os novos clientes da plataforma deverão esperar um mês para começar a operar transações via mensageiro. O prazo é necessário para preservar a concorrência no mercado, afirma o Banco.
“Em respeito aos princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação, o BC determinou que o início das transações de pagamento em produção por meio do aplicativo WhatsApp deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias”, finalizou o BC em seu comunicado.