Cartão de Crédito

Você sabe quantas bandeiras de cartão de crédito existem no Brasil? Confira aqui!

Você já deve ter escutado por aí Visa ou Mastercard quando o assunto é cartão de crédito. Então você já conhece pelo menos duas bandeiras de cartão de crédito, que nada mais é do que os intermediadores que processam as transações feitas com cartões.

Elas são as responsáveis por garantir a conexão do cliente que paga com cartão, com os lojistas e com as operadoras que emitem o cartão de crédito. Com isso, a bandeira é a responsável por assegurar que a transação financeira seja efetuada conforme o regulamento dos cartões e o número de parcelas estabelecido.

Aqui no Brasil, as principais bandeiras existentes são: Visa, Mastercard, Elo, Hipercard e American Express.

Confira a história de cada uma:

Visa

A Visa nasceu no ano de 1958 em solo norte-americano e hoje já atua em pelo menos 200 países como intermediadora financeira. Além disso, possui uma rede de tratamento de dados que processa mais de 10 mil transações por segundo.

Vale destacar que a Visa não emite cartões ou concede crédito, apenas oferece às instituições financeiras seu serviço de intermediação de cartões de crédito, cartões de débito, cartões pré-pagos e saques em caixas eletrônicos.

Mastercard

Já a Mastercard foi criada em 1966 também nos Estados Unidos e hoje atua em 210 países e territórios. Opera em mais 32 milhões de pontos comerciais, sendo uma das mais conhecidas no Brasil.

Elo

A brasileira Elo foi fundada em 2011 e é uma bandeira de cartões de débito, crédito e pré-pago. Ela faz parte da holding EloPar, formada em 2010 pelos bancos Bradesco e Banco do Brasil. Atualmente mais de 10 milhões de estabelecimentos aceitam os cartões da bandeira.

Hipercard

A Hipercard é uma empresa de cartões de crédito nacional e pertence ao Banco Itaú. A bandeira tem atuação em todo o território brasileiro, especialmente nas regiões Nordeste e Sul.

American Express

A American Express foi fundada em 1850 nos Estados Unidos e é considerada uma das bandeiras mais antigas do mundo. Por mais que no Brasil os cartões da marca tenham uma aceitação menor do que o de outras bandeiras, eles oferecem vantagens exclusivas ao público de alta renda.

(Redação – Investimentos e Notícias)