Se você tem o costume de fazer compras pela internet, já deve ter se perguntado o que é o CVV do cartão de crédito.
Aquele pequeno código, que é solicitado nas compras online, pode até ser motivo de dúvidas, mas estamos aqui para explicar não só o que ele significa, mas como encontrá-lo com facilidade em suas próximas compras.
Vamos lá?
O que significa o código CVV
Conhecido popularmente como Código de Verificação do Cartão, CVV, na verdade, é a sigla de Card Verification Value, que, em português, significa Valor de Verificação do Cartão.
O CVV é o principal código solicitado para a confirmação de uma compra online, e ele existe para prevenir fraudes e evitar que você utilize a sua senha numérica em sites inseguros.
Esse código, no entanto, pode se apresentar com pequenas variações de nomenclatura, a depender da empresa emissora do cartão.
Algumas delas são:
- CVC no cartão de crédito (Card Validation Code / Card Verification Code): Código de Verificação do Cartão/Código de Validação do Cartão;
- CVD (Card Verification Data): Dados de Verificação do Cartão;
- CCV (Card Code Verification): Verificação de Código do Cartão;
- CID (Card ID): Identificação do Cartão;
- V-CODE ou V CODE (Verification Code): Código de Verificação.
Para que serve o Código CVV
O código CVV serve para evitar fraudes em suas compras online, pois com ele não é necessário que você digite a sua senha numérica.
Assim, seus dados mais importantes e sensíveis ficam protegidos de falhas na segurança e de agentes mal intencionados.
Além disso, o CVV serve para autenticar as transações, e pode ser usado tanto para operações de débito, quanto de crédito.
Como encontrar o código CVV do cartão?
O CVV normalmente se localiza na parte de trás do cartão. Para identificá-lo, você deve procurar um código de 3 números, sem espaço, em tamanho menor e, em alguns casos, escrito em itálico.
Também é possível que, ao lado do número, conste a sigla CVV ou alguma de suas variáveis, o que torna ainda mais explícito o código que você procura.
Essas características servem para diferenciar o CVV de outros conjuntos de números no cartão, tais como agência, conta ou datas de validade.
Caso o seu cartão não siga a nenhum desses padrões, recomendamos que entre em contato com a sua instituição financeira e tire as suas dúvidas sobre as particularidades do seu cartão.
Como proteger o CVV do meu cartão?
Para realizar uma compra via internet, não é necessário o uso de senhas numéricas, apenas o CVV do cartão.
Se, por um lado, esse mecanismo protege os seus dados bancários, por outro, surge a necessidade de resguardar o CVV do seu cartão.
Isso porque, basta que a pessoa tenha em mãos as informações do seu cartão de crédito e o seu CPF para efetuar uma compra.
Sabendo disso, é importante tomar algumas medidas de segurança e boas práticas ao utilizar o seu cartão de crédito. Então, confira abaixo algumas dicas:
- Evite entregar o seu cartão a terceiros sem supervisão. Isso inclui vendedores, garçons ou qualquer outra pessoa que opere o seu cartão.
- Desconfie de qualquer atividade suspeita. Se alguém precisar levar o seu cartão para longe de você, por qualquer motivo que seja, não deixe;
- Evite emprestar o seu cartão. Nem sempre as outras pessoas terão o mesmo cuidado que você;
- Cubra o número do CVV do seu cartão com algum tipo de tarja ou fita adesiva. Isso evitará que o seu cartão seja fotografado ou que alguém o leia ao manusear rapidamente o seu cartão;
- Nunca informe o seu CVV a outras pessoas. Esse código só é necessário em transações via internet, então não há motivos para vendedores de lojas físicas o solicitarem;
- Compre apenas em sites confiáveis. Há diversos golpes em que criminosos utilizam empresas de fachada ou sites clonados para obter informações pessoais e códigos de cartões de crédito para cometer fraudes.
Tomando esses cuidados, você evitará que o seu cartão seja clonado ou que os seus dados sejam utilizados por criminosos.
LEIA TAMBÉM: Dicas para aumentar o limite do cartão de crédito. Confira! || Cartão de Crédito Aprovado com Score Baixo: Veja a Lista com as Indicações!