Os produtos financeiros disponíveis atualmente no mercado são dos mais variados possíveis. Com eles, os clientes podem resolver diversos problemas mais urgentes ou mesmo garantir o futuro por meio de investimentos.
Porém, para muitos brasileiros, esses recursos são de certa forma um grande desafio, principalmente para aqueles que possuem restrições de crédito.
Uma das soluções oferecidas pelos bancos e que vem ganhando destaque no país é o cartão de crédito consignado, serviço especialmente designado para beneficiários do INSS e servidores públicos.
Com ele, os cidadãos que se enquadram nessas categorias podem usufruir de vantagens únicas em comparação aos cartões de crédito tradicionais, acessando vários benefícios exclusivos.
O cartão de crédito consignado trabalha de maneira semelhante a outros cartões. Ou seja, por meio dele, a pessoa consegue realizar compras à vista ou parceladas e sacar dinheiro nos caixas eletrônicos.
A principal diferença está no processo de pagamento da fatura, no qual uma parte ou todo o saldo devedor é descontado diretamente da folha de pagamento do titular do cartão.
Além disso, as taxas de juros deste cartão são mais baixas do que as apresentadas nos demais cartões de crédito, podendo ser até quatro vezes inferiores. O motivo desse processo é a segurança que o desconto direto em folha oferece aos emissores do cartão, evitando o risco de inadimplência.
Cartão de Crédito Consignado para negativados
Outro ponto importante é que, além dessas vantagens, o cartão ainda conta com a possibilidade de emissão para pessoas negativadas. Isso porque, novamente o pagamento da fatura é assegurado pelo desconto em folha, o que faz com que bancos e instituições financeiras liberem o crédito de forma mais fácil, mesmo que o usuário tenha restrição no nome.
Essa opção representa uma oportunidade importante para que as pessoas com o nome “sujo” consigam reconstruir a vida financeira sem a preocupação com taxas de juros exorbitantes.
Entre os benefícios adicionais, estão:
- Limite de crédito até três vezes o salário do titular;
- Possibilidade de saque de até 70% do limite do cartão;
- Isenção de 100% da anuidade.
Vale lembrar que, ao contrário do empréstimo consignado, que também utiliza o desconto em folha, o cartão de crédito consignado funciona como um meio de pagamento flexível, permitindo maior controle sobre os gastos.
Com isso, diferente das parcelas fixas do empréstimo, as parcelas do cartão variam de acordo com o uso da pessoa, oferecendo não apenas uma ferramenta para gestão de despesas, mas também uma reserva para situações emergenciais.