Conflito entre Ucrânia e Rússia se intensifica - Investimentos e Notícias Conflito entre Ucrânia e Rússia se intensifica - Investimentos e Notícias
Política

Conflito entre Ucrânia e Rússia se intensifica

  • 15/03/2025 - 16h06
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 2 min de leitura

As tropas ucranianas ainda estão rechaçando as forças russas e norte-coreanas na região de Kursk, na Rússia, mas enfrentam um possível novo ataque na região nordeste de Sumy, na Ucrânia, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy neste sábado.

Analistas militares dizem que os russos estão perto de expulsar as forças ucranianas de sua base na região oeste da Rússia, tomada em uma incursão em massa na fronteira em agosto passado. Isso levou o presidente dos EUA, Donald Trump, a alertar que milhares de tropas ucranianas estavam “completamente cercadas”.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas forças retomaram mais duas vilas perto de Sudzha, a 10 km da fronteira com a Ucrânia, uma cidade que Moscou disse ter recapturado na quinta-feira.

O Ministério de Emergências da Rússia disse que mais de 300 moradores foram evacuados de áreas ao redor de Sudzha.

O governador em exercício da região, Alexander Khinshtein, disse que as autoridades discutiram a restauração das áreas recapturadas e estabeleceram quantos moradores queriam retornar aos seus assentamentos.

Zelenskiy disse nas redes sociais, após ser informado por seu principal general, que as tropas de Kiev não estavam cercadas em Kursk, mas que Moscou estava acumulando forças nas proximidades para um ataque.

“Isso indica uma intenção de atacar nossa região de Sumy”, disse. “Estamos cientes disso e iremos combatê-lo.”

“Gostaria que todos (os nossos) parceiros entendessem exatamente o que Putin está planejando, o que ele está preparando e o que ele irá ignorar.”

O presidente russo, Vladimir Putin, disse na quinta-feira que apoiava em princípio a proposta de Trump para um cessar-fogo de 30 dias com a Ucrânia, mas que continuaria lutando até que várias condições cruciais fossem definidas.

Neste sábado, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer disse que as nações europeias e os aliados ocidentais estavam intensificando os preparativos para apoiar a Ucrânia, caso um acordo de paz seja fechado com a Rússia.

“O acúmulo de forças russas indica que Moscou pretende continuar ignorando a diplomacia”, Zelenskiy acrescentou. “Está claro que a Rússia está prolongando a guerra.”

(Com Reuters)

Política

Senadores Democratas Pedem Reversão de Destituição de Embaixadores por Trump para Evitar Vácuo de Liderança

Senadores democratas pediram nesta quarta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reverta a destituição de quase 30 embaixadores de carreira, alertando que a medida deixa um perigoso vácuo de liderança que permite que adversários como a Rússia e a China expandam sua influência. Nos últimos dias, o governo Trump ordenou que diplomatas de […]

Política

Casa Branca Direciona Foco para “Quarentena” da Venezuela com Pressão Econômica e Sanções

A Casa Branca ordenou que as forças militares dos Estados Unidos se concentrem quase exclusivamente em fazer cumprir a “quarentena” da Venezuela, disse um funcionário norte-americano à Reuters nesta quarta-feira. “Embora ainda existam opções militares, o foco inicial é usar a pressão econômica por meio da aplicação de sanções para alcançar o resultado desejado pela […]

Política

União Europeia Critica Proibição de Vistos dos EUA a Cidadãos Europeus e Multa Plataforma X de Elon Musk

A União Europeia, a França e a Alemanha condenaram a proibição de vistos dos Estados Unidos para cidadãos europeus que combatem o ódio e a desinformação online, com Bruxelas dizendo nesta quarta-feira que poderia “responder rápida e decisivamente” contra as “medidas injustificadas”. O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs proibições de visto […]