Primeiro-ministro do Japão enfrenta críticas por distribuição de vales-presente - Investimentos e Notícias Primeiro-ministro do Japão enfrenta críticas por distribuição de vales-presente - Investimentos e Notícias
Mercado

Primeiro-ministro do Japão enfrenta críticas por distribuição de vales-presente

  • 14/03/2025 - 08h41
  • Atualizado 10 meses atrás
  • 3 min de leitura

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, pediu desculpas nesta sexta-feira por ter dado vales-presente a alguns parlamentares do partido governista, uma medida que pode prejudicar os índices de aprovação já baixos de seu governo e arriscar atrasar a aprovação do Orçamento do próximo ano fiscal.

A incerteza política pode lançar dúvidas sobre a liderança de Ishiba antes de uma eleição para a câmara alta, marcada para julho, e ocorre em um momento em que a economia japonesa enfrenta ventos contrários devido à escalada da guerra comercial travada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“A volatilidade do mercado está aumentando devido à incerteza sobre as políticas econômicas dos EUA e da Europa. Mas agora, os participantes do mercado podem precisar olhar com mais cuidado para os desdobramentos políticos domésticos”, disse Yusuke Matsumoto, economista sênior de mercado da Mizuho Securities.

Em discurso no Parlamento, Ishiba disse que usou “dinheiro de bolso” para distribuir vales-presente a 15 parlamentares do Partido Liberal Democrático (PLD) antes de jantar com eles em 3 de março, como uma “demonstração de apreço” por seu trabalho árduo para serem eleitos.

A mídia nacional informou na quinta-feira que Ishiba entregou vales-presente no valor de 100.000 ienes (US$673) cada um aos legisladores. Quando os repórteres perguntaram mais tarde na quinta-feira se ele poderia renunciar, Ishiba disse apenas, de acordo com o jornal Nikkei, que os presentes não violavam nenhuma lei.

“Minha ação causou desconfiança e raiva entre muitas pessoas, pelo que peço desculpas profundamente”, disse Ishiba ao Parlamento nesta sexta-feira, em resposta a uma pergunta de um legislador do partido governista.

Embora Ishiba tenha afirmado que a ação não era ilegal, pois se tratava de um presente pessoal sem intenções políticas, ela atraiu críticas até mesmo de dentro do parceiro de coalizão do PLD e pedidos de alguns partidos de oposição para que ele renunciasse.

A questão do presente aumenta os desafios da coalizão minoritária de Ishiba, que foi forçada a fazer raras emendas ao plano orçamentário do governo para o ano fiscal que começa em abril, para apaziguar os partidos de oposição e garantir sua aprovação no Parlamento até o prazo final de 31 de março.

A não aprovação do Orçamento anual a tempo poderia forçar o governo a compilar um Orçamento provisório, o que causaria um golpe na posição política de Ishiba e prejudicaria a economia ao atrasar os planos de gastos, segundo alguns analistas.

O Japão realizará uma eleição por volta de julho para a câmara alta, onde a pequena maioria da coalizão governista também poderá estar em risco se Ishiba não conseguir recuperar a confiança do público, abalada por questões políticas anteriores sobre doações não registradas a legisladores.

Uma pesquisa realizada pela emissora pública NHK na semana passada mostrou que o índice de aprovação do governo de Ishiba ficou em 36%, abaixo dos 44% registrados em fevereiro.

A economia do Japão teve uma expansão anualizada de 2,8% no último trimestre do ano passado, devido a despesas comerciais e consumo robustos. Mas os analistas consultados pela Reuters esperam que o crescimento desacelere para apenas 0,4%, já que o aumento do custo de vida e a desaceleração da demanda global pesam sobre o consumo e as exportações.

(Com Reuters)

Mercado

Microsoft (MSFT) Anuncia Medidas para Reduzir Impacto Energético e Uso de Água em Data Centers nos EUA

“`html A Microsoft revelou nesta terça-feira uma iniciativa com objetivo de reduzir uso de água por suas centrais de processamento de dados nos Estados Unidos e garantir que as instalações que consomem muita energia não gerem um aumento nos preços da eletricidade para o público. A empresa pagará taxas de fornecimento de energia suficientemente altas […]

Mercado

S&P 500 e Dow Jones Próximos de Máximas Históricas com Expectativas de Corte de Juros; Resultados do JPMorgan (JPM) Avaliados

O S&P 500 e o Dow Jones abriram perto de máximas recordes nesta terça-feira depois que um relatório de inflação em linha com o esperado sustentou as expectativas de cortes na taxa de juros este ano, enquanto investidores avaliavam os resultados trimestrais mistos do JPMorgan e da Delta Air Lines. O Dow Jones Industrial Average […]