Cartão de Crédito

5 dicas para aumentar o limite do cartão de crédito. Compartilhe!

De acordo com os dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os pagamentos com cartões de crédito e débito cresceram 36,5% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021. Foi movimentado R$ 1,6 trilhão com cartões nos primeiros seis meses de 2022.

Com esse crescimento, também aumentou o número de brasileiros que desejam aumentar o limite do cartão de crédito para realizar mais compras.

O limite do cartão de crédito é uma facilidade para ser utilizado quando você tem imprevistos. Mas deve ser usado com sabedoria. Para ajudar, veja abaixo 5 dicas para aumentar o limite do cartão de crédito com segurança, a partir das boas práticas aceitas pelas instituições financeiras.

Como as instituições financeiras definem o limite do cartão de crédito?

Em primeiro lugar, precisamos entender como os bancos definem o limite do cartão de crédito para cada cliente. O valor liberado pela instituição financeira depende de alguns fatores. Entre eles estão:

  • Renda pessoal;
  • Capacidade de pagamento;
  • Comprometimento da renda;
  • Histórico de pagamentos.

É feita uma análise aprofundada e podem ser solicitados alguns documentos. Muitas vezes, o banco avalia as últimas transações do seu extrato de conta-corrente.

Para a primeira autorização, o limite do cartão de crédito costuma ser de até 30% da renda mensal. Conforme o seu relacionamento com o banco melhora, ele pode aumentar. Esse objetivo pode ser alcançado de duas formas:

  • Aumento automático: ocorre quando o banco analisa as suas transações financeiras e decide pelo aumento. Para isso, é preciso deixar a autorização para o serviço;
  • Solicitação junto ao banco: é necessário entrar na sua conta-corrente e pedir o aumento do limite do cartão de crédito pelo internet banking ou solicitar ao seu gerente.

Quais são as boas práticas para aumentar o limite do cartão de crédito?

Uma das maneiras para aumentar o limite do cartão de crédito exigem um bom relacionamento com o banco. Por isso, listamos 5 boas práticas que ajudarão a alcançar seu objetivo.

1 – Atualize sua renda sempre

Se a sua remuneração mudou, avise o banco. Mantenha sempre a sua renda atualizado, porque a comprovação é um dos fatores fundamentais para haver o aumento do limite do cartão de crédito.

2 – Nunca atrase os pagamentos

Não deixe de pagar as faturas no vencimento. O atraso no pagamento prejudica a sua reputação com o banco, além de pagar juros.

O recomendado para cumprir essa regra é fazer um bom planejamento financeiro e segui-lo. Outra dica é colocar a fatura em débito automático.

Além de pagar as faturas em dia, lembre-se de quitar o valor total. Pagar o mínimo também é mal visto pela instituição financeira, além de ter juros altos e comprometer sua renda.

3 – Mantenha o uso próximo ao limite

Isso parece muito estranho mas, quando você usa pouco do limite do seu cartão de crédito, o banco vai entender que ele está sendo suficiente. Por isso, sempre use mais da metade do valor disponibilizado hoje.

Concentre todas as suas despesas no cartão para atingir esse propósito.

4 – Aumente seu score de crédito

O score de crédito é uma pontuação que indica se você é um bom pagador. Ele é baseado no seu histórico de pagamentos e em outros fatores de relacionamento com o mercado.

A pontuação vai de 0 a 1.000 e quanto mais próximo do número alto, melhor é. Quando seu score é alto, o banco entende que pode confiar em você. Assim, aumenta seu limite do cartão de crédito.

5 – Transfira todos os seus limites para o cartão de crédito

O valor disponível no cheque especial, por exemplo, pode ser transferido para o cartão de crédito. A mesma coisa pode ser feita com limites de empréstimos pré-aprovados, linhas de crédito de curto prazo e outros.

Com todas essas recomendações, você aumenta o limite do cartão de crédito e boas compras!

(Redação – Investimentos e Notícias)