De acordo com os dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os pagamentos com cartões de crédito e débito cresceram 36,5% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021. Foi movimentado R$ 1,6 trilhão com cartões nos primeiros seis meses de 2022.
Com esse crescimento, também aumentou o número de brasileiros que desejam aumentar o limite do cartão de crédito para realizar mais compras.
O limite do cartão de crédito é uma facilidade para ser utilizado quando você tem imprevistos. Mas deve ser usado com sabedoria. Para ajudar, veja abaixo 5 dicas para aumentar o limite do cartão de crédito com segurança, a partir das boas práticas aceitas pelas instituições financeiras.
Como as instituições financeiras definem o limite do cartão de crédito?
Em primeiro lugar, precisamos entender como os bancos definem o limite do cartão de crédito para cada cliente. O valor liberado pela instituição financeira depende de alguns fatores. Entre eles estão:
- Renda pessoal;
- Capacidade de pagamento;
- Comprometimento da renda;
- Histórico de pagamentos.
É feita uma análise aprofundada e podem ser solicitados alguns documentos. Muitas vezes, o banco avalia as últimas transações do seu extrato de conta-corrente.
Para a primeira autorização, o limite do cartão de crédito costuma ser de até 30% da renda mensal. Conforme o seu relacionamento com o banco melhora, ele pode aumentar. Esse objetivo pode ser alcançado de duas formas:
- Aumento automático: ocorre quando o banco analisa as suas transações financeiras e decide pelo aumento. Para isso, é preciso deixar a autorização para o serviço;
- Solicitação junto ao banco: é necessário entrar na sua conta-corrente e pedir o aumento do limite do cartão de crédito pelo internet banking ou solicitar ao seu gerente.
Quais são as boas práticas para aumentar o limite do cartão de crédito?
Uma das maneiras para aumentar o limite do cartão de crédito exigem um bom relacionamento com o banco. Por isso, listamos 5 boas práticas que ajudarão a alcançar seu objetivo.
1 – Atualize sua renda sempre
Se a sua remuneração mudou, avise o banco. Mantenha sempre a sua renda atualizado, porque a comprovação é um dos fatores fundamentais para haver o aumento do limite do cartão de crédito.
2 – Nunca atrase os pagamentos
Não deixe de pagar as faturas no vencimento. O atraso no pagamento prejudica a sua reputação com o banco, além de pagar juros.
O recomendado para cumprir essa regra é fazer um bom planejamento financeiro e segui-lo. Outra dica é colocar a fatura em débito automático.
Além de pagar as faturas em dia, lembre-se de quitar o valor total. Pagar o mínimo também é mal visto pela instituição financeira, além de ter juros altos e comprometer sua renda.
3 – Mantenha o uso próximo ao limite
Isso parece muito estranho mas, quando você usa pouco do limite do seu cartão de crédito, o banco vai entender que ele está sendo suficiente. Por isso, sempre use mais da metade do valor disponibilizado hoje.
Concentre todas as suas despesas no cartão para atingir esse propósito.
4 – Aumente seu score de crédito
O score de crédito é uma pontuação que indica se você é um bom pagador. Ele é baseado no seu histórico de pagamentos e em outros fatores de relacionamento com o mercado.
A pontuação vai de 0 a 1.000 e quanto mais próximo do número alto, melhor é. Quando seu score é alto, o banco entende que pode confiar em você. Assim, aumenta seu limite do cartão de crédito.
5 – Transfira todos os seus limites para o cartão de crédito
O valor disponível no cheque especial, por exemplo, pode ser transferido para o cartão de crédito. A mesma coisa pode ser feita com limites de empréstimos pré-aprovados, linhas de crédito de curto prazo e outros.
Com todas essas recomendações, você aumenta o limite do cartão de crédito e boas compras!
(Redação – Investimentos e Notícias)