ONU relata aumento alarmante nas execuções de soldados ucranianos por forças russas - Investimentos e Notícias ONU relata aumento alarmante nas execuções de soldados ucranianos por forças russas - Investimentos e Notícias
Política

ONU relata aumento alarmante nas execuções de soldados ucranianos por forças russas

  • 03/02/2025 - 12h28
  • Atualizado 10 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

A Missão de Monitoramento dos Direitos Humanos da ONU afirmou nesta segunda-feira ter registrado um “aumento alarmante” nas execuções relatadas de soldados ucranianos capturados pelas Forças Armadas russas durante a guerra nos últimos meses.

A missão na Ucrânia disse ter recebido relatos de 79 execuções em 24 incidentes separados desde o final de agosto do ano passado. O direito humanitário internacional proíbe a execução de prisioneiros de guerra e feridos, e a considera um crime de guerra.

“Muitos soldados ucranianos que se renderam ou estavam sob custódia física das Forças Armadas russas foram mortos a tiros no local. Relatos de testemunhas também descreveram os assassinatos de soldados ucranianos desarmados e feridos”, disse a missão em um comunicado.

Ao comentar o relato, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, afirmou que as atrocidades russas exigem uma ação internacional urgente.

“As horríveis execuções de prisioneiros de guerra ucranianos pela Rússia demonstram que a Ucrânia está enfrentando verdadeiras feras”, disse ele no X. “Precisamos de ferramentas jurídicas internacionais novas e eficazes e de medidas concretas para responsabilizar os perpetradores.”

O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O órgão da ONU obteve e analisou material fotográfico e de vídeo publicado por fontes ucranianas e russas mostrando execuções ou cadáveres e realizou entrevistas detalhadas com testemunhas.

O órgão disse que as execuções relatadas ocorreram em áreas onde as operações ofensivas russas estavam em andamento.

Danielle Bell, chefe da missão, declarou que algumas autoridades russas “pediram explicitamente tratamento desumano e até mesmo a execução” de soldados ucranianos capturados.

A missão disse que também documentou a execução de um soldado russo ferido e incapacitado pelas Forças Armadas ucranianas em 2024, mas não deu detalhes.

O gabinete do promotor ucraniano afirmou anteriormente que estava investigando dezenas de casos de execuções de militares ucranianos pelas forças russas.

Política

Deportação de Iranianos dos EUA para o Irã: Segunda Fase de Retorno sob Política de Imigração de Trump

Cinquenta e cinco iranianos deportados dos Estados Unidos retornarão ao seu país de origem nos próximos dias, informou o Ministério das Relações Exteriores do Irã neste domingo, na segunda deportação desse tipo sob a repressão imigratória do presidente Donald Trump. Em setembro, as autoridades disseram que os EUA haviam identificado cerca de 400 iranianos a […]

Política

Flávio Bolsonaro Avalia Retirada de Candidatura à Presidência em 2026 em Troca de Anistia para Envolvidos nos Atos de 8 de Janeiro

Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como candidato à Presidência nas eleições de 2026, seu filho mais velho Flávio disse neste domingo que há uma possibilidade de não ir até o fim na disputa eleitoral, mas que sua desistência teria um preço. Após participar de um culto em Brasília, Flávio disse que deve anunciar na segunda-feira […]

Política

China Cumpre Compromissos de Acordo Comercial com os EUA, Afirma Representante Comercial dos EUA

Até o momento, o governo chinês parece estar cumprindo seus compromissos como parte dos esforços contínuos para implementar um acordo comercial com o governo Trump, disse o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, neste domingo. “Podemos monitorá-los com certa facilidade e, até o momento, estamos vendo que eles estão em conformidade”, disse Greer ao […]