Acordo Comercial entre UE e Mercosul: Aplicação Provisória e Desafios Jurídicos Potenciais - Investimentos e Notícias Acordo Comercial entre UE e Mercosul: Aplicação Provisória e Desafios Jurídicos Potenciais - Investimentos e Notícias
Mercado

Acordo Comercial entre UE e Mercosul: Aplicação Provisória e Desafios Jurídicos Potenciais

  • 22/01/2026 - 08h41
  • Atualizado 5 horas atrás
  • 1 min de leitura

Um diplomata da União Europeia disse nesta quinta-feira que o acordo comercial da UE com o Mercosul será aplicado provisoriamente assim que o primeiro país do Mercosul o ratificar, acrescentando que provavelmente seria o Paraguai em março.

Na quarta-feira, parlamentares da União Europeia votaram para contestar o acordo de livre comércio com o Mercosul no tribunal superior do bloco, uma medida que pode atrasar o pacto em dois anos e potencialmente inviabilizá-lo.

A UE assinou no sábado seu maior pacto comercial de todos os tempos com os membros do Mercosul — Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O acordo ainda precisa ser aprovado antes de entrar em vigor.

O diplomata da UE também disse que os líderes do bloco não darão um mandato nesta quinta-feira para preparar medidas anticoercitivas contra possíveis tarifas dos Estados Unidos, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, retirou sua ameaça de tarifas mais altas por causa da Groenlândia.

“A preparação planejada de medidas anticoercitivas está fora de cogitação por enquanto”, afirmou o diplomata.

(Com Reuters)

Mercado

Wall Street Sobe com Alívio Tarifário e Dados Econômicos Positivos; Destaque para Alphabet (GOOG), Tesla (TSLA), Apple (AAPL) e Meta (META)

Os principais índices de Wall Street continuaram a subir nesta quinta-feira, aproximando-se de suas máximas históricas, depois que o presidente Donald Trump suavizou sua ameaça de tarifas contra a Europa, enquanto um novo conjunto de dados econômicos reforçou a resiliência da economia norte-americana. Às 13h12 pelo horário de Brasília, o índice Dow Jones subia 0,87%, […]

Mercado

Gastos dos Consumidores dos EUA Aumentam em Outubro e Novembro, Impulsionando Crescimento Econômico

Os gastos dos consumidores dos Estados Unidos aumentaram em novembro e outubro, provavelmente mantendo a economia no caminho certo para um terceiro trimestre consecutivo de forte crescimento. Os gastos do consumidor, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica, subiram 0,5% tanto em novembro quanto em outubro, informou o Escritório de Análises Econômicas […]