O Banco do Japão está avaliando desacelerar o ritmo de redução de suas compras de títulos a partir do próximo ano fiscal, uma medida que sinalizaria seu foco em evitar grandes transtornos no mercado de títulos.
A medida viria na esteira do aumento da volatilidade no mercado de títulos públicos japoneses, com os rendimentos superlongos tendo atingido níveis recordes no mês passado, refletindo a preocupação dos investidores com a piora das finanças públicas do Japão.
Ainda não há consenso dentro do banco central japonês, já que alguns preferem manter o ritmo atual pois acreditam que o banco deve se concentrar em reduzir sua presença no mercado de títulos.
Uma decisão final será tomada na próxima reunião de política monetária do Banco do Japão, em 16 e 17 de junho, quando a diretoria realizará uma revisão do atual plano de redução gradual que vai até março e apresentará um programa subsequente para abril de 2026 em diante.
Solicitações do Mercado de Títulos
- O Banco do Japão recebeu um número considerável de solicitações de participantes do mercado de títulos para cortar o tamanho de sua redução trimestral para cerca de 200 bilhões de ienes.
- Algumas autoridades consideram essas opiniões como um número razoável.
- Isso seria a metade do tamanho da redução prevista no plano atual estabelecido no ano passado, segundo o qual o banco central corta a compra de títulos em cerca de 400 bilhões de ienes por trimestre até março de 2026.
(Com Reuters)