Federal Reserve Considera Cortes na Taxa de Juros em Meio a Sinais de Inflação Moderada e Mercado de Trabalho Enfraquecido - Investimentos e Notícias Federal Reserve Considera Cortes na Taxa de Juros em Meio a Sinais de Inflação Moderada e Mercado de Trabalho Enfraquecido - Investimentos e Notícias
Mercado

Federal Reserve Considera Cortes na Taxa de Juros em Meio a Sinais de Inflação Moderada e Mercado de Trabalho Enfraquecido

  • 12/06/2025 - 12h01
  • Atualizado 7 meses atrás
  • 2 min de leitura

O caminho do Federal Reserve para retomar os cortes na taxa de juros a partir de setembro parecia se ampliar nesta quinta-feira, depois que dois relatórios do governo dos Estados Unidos apontaram para uma inflação moderada e sinais de possível enfraquecimento no mercado de trabalho.

Os preços ao produtor dos EUA subiram 2,6% em maio em relação ao ano anterior, depois da alta de 2,5% em abril, informou o Departamento do Trabalho.

Após resultados melhores do que o esperado para a inflação ao consumidor, economistas estimam que a alta dos preços pelo indicador preferido do Fed — o índice PCE — provavelmente subiu em linha com a meta de 2% do Fed no mês passado.

Economistas ainda esperam que as tarifas do presidente Donald Trump aumentem os preços e elevem a inflação neste ano, mas “a tendência de curto prazo continua favorável, permitindo que o (Fed) sinalize na próxima semana que ainda pretende afrouxar a política monetária neste ano”, escreveram economistas da Pantheon Macroeconomics.

Eles estimam que o núcleo do PCE avançou apenas 0,12% em maio em relação a abril, com base nos dados mais recentes de preços ao produtor e ao consumidor. Economistas de outras empresas de Wall Street emitiram estimativas semelhantes.

Expectativas para a Reunião do Fed

  • A expectativa é de que o Fed deixe sua taxa inalterada na faixa de 4,25% a 4,50% na reunião de 17 e 18 de junho.
  • Os contratos de futuros mostram que os operadores agora esperam uma redução de 25 pontos-base em setembro, com outra redução semelhante provavelmente em outubro.
  • Antes dos dados desta quinta-feira, operadores previam que o Fed esperaria até dezembro para fazer um segundo corte de juros.
  • O banco central dos EUA cortou os juros três vezes em 2024.

Um relatório separado do Departamento do Trabalho mostrou que os pedidos semanais iniciais de auxílio-desemprego permaneceram estáveis em 248.000 ajustados sazonalmente para a semana encerrada em 7 de junho, enquanto os pedidos contínuos saltaram para 1,951 milhão, seu nível mais alto desde 2021.

“Os norte-americanos, especialmente os recém-formados, estão preocupados com a dificuldade de encontrar um emprego”, disse Heather Long, economista-chefe da Navy Federal Credit Union. “Se as demissões piorarem, isso aumentará os temores de uma recessão e de uma retração nos gastos do consumidor.”

(Com Reuters)

Mercado

STF Prorroga Prazo para Distribuição de Lucros de Empresas até Janeiro de 2026, Atendendo a Pleito de CNC e CNI

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu prorrogar do final deste ano para 31 de janeiro o prazo para aprovação de distribuição de lucros de empresas aos acionistas ante o estabelecido anteriormente pela lei 15.270/2025, que alterou regras do Imposto de Renda. O ministro atendeu a pleitos das confederações do comércio […]

Mercado

Wall Street: Sessão Pós-Natalina Estável com Interrupção de Sequência de Altas

As bolsas de valores de Wall Street encerraram nesta sexta-feira uma sessão pós-natalina de pouco volume e praticamente estáveis. Mas como todos os três principais índices fecharam com oscilação negativa, a sequência de cinco altas seguidas foi interrompida, embora na semana os mercados tenham apurado ganhos. “Tivemos uma recuperação muito forte de cinco dias, portanto, […]

Ibovespa

Fechamento Ibovespa: Alta de 0,27% com Destaque para Hapvida (HAPV3), Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) em Dia de Liquidez Reduzida

O Ibovespa encerrou o dia com uma leve alta nesta sexta-feira, revertendo a tendência negativa do início do pregão. A sessão foi marcada por uma liquidez reduzida, o que fez com que o noticiário político tivesse mais influência, especialmente após o ex-presidente Jair Bolsonaro confirmar seu filho Flávio como pré-candidato à Presidência nas eleições do […]