Bolsa de Valores

Confira as melhores ações para comprar hoje

2021 trouxe a esperança de recuperação econômica, principalmente, depois de todos os acontecimentos que marcaram o ano anterior. E diante deste cenário, muitos optaram por investir na Bolsa de Valores (B3).

Pesquisas mostram que de 2018 para 2019, o número de pessoas físicas na bolsa dobrou, saindo de 813 mil para 1,68 milhões.

Com isso, separamos algumas das melhores empresas para investir no curto e longo prazo. Mas analistas de mercado alertam que é preciso lembrar um detalhe muito importante: o melhor investimento é aquele que é condizente com o seu perfil de investidor. Por isso, leve em conta seu planejamento e o quanto você é tolerante ao risco.

Longo prazo

Quando falamos em investimento de longo prazo estamos falando de empresas que possuem um bom potencial de crescimento para os próximos meses/anos ou de companhias já maduras com boa distribuição de dividendos.

Separamos três ações para comprar hoje pensando no longo prazo. São elas: Petrobras (PETR4), Lojas Americanas (LAME4) e PetroRio (PRIO3).

Petrobras: uma das empresas mais tradicionais presentes na Bolsa e é considerada uma boa alternativa para quem pensa em longo prazo. De acordo com especialistas da Toro Investimentos, se olharmos para a situação atual da Companhia, podemos destacar a sua reestruturação, baseada na estratégia de gestão de portfólio, através de vendas e desinvestimentos. Esse detalhe é importante para reduzir o endividamento e aumentar a rentabilidade da empresa. Outro fator que coloca a PETR4 como uma boa ação para comprar hoje é a tendência de valorização em um momento de retomada da economia mundial.

Lojas Americanas: o grande fator que coloca esse ativo na lista das melhores ações para comprar hoje se o seu pensamento é longo prazo é o fortalecimento e desenvolvimento da estratégia multicanal da Companhia. Segundo analistas de mercado, a crescente preocupação das Lojas Americanas em estar presente no ambiente digital. Como resultado desse movimento, vimos a consolidação do seu e-commerce e a criação de um dos principais marketplaces do país e esse é um dos motivos da empresa ser considerada uma forte candidata a apresentar bons resultados em um futuro próximo.

Petrorio: a Companhia está na mira dos investidores que desejam investir em empresas que apresentam potencial de crescimento acima da média do mercado. A retomada econômica deve acelerar a comercialização de petróleo, o que dá razão a essa perspectiva é a capacidade da empresa de crescer. Diferentemente de gigantes do seu setor, como a própria Petrobras, a PetroRio é uma empresa que possui capacidade para multiplicar seu tamanho em algumas vezes, tendendo a valorizar suas ações.

Curto prazo

Por outro lado, quando olhamos para o curto prazo, os melhores investimentos com certeza giram em torno do Swing Trade. A principal vantagem do Swing Trade é a possibilidade de aproveitar todos os cenários oferecidos pelo mercado. Se o movimento principal é de alta, pode representar uma boa oportunidade de compra. Agora, se o mercado apresenta um movimento de queda, normalmente, é um quadro favorável para venda.

Com isso, os analistas da Toro Investimentos separaram alguns ativos de destaque. Confira!

Banco do Brasil (BBAS3): as ações do Banco do Brasil estão na carteira de boa parte dos investidores e também podem render bons frutos para as movimentações de curto prazo. Desde outubro do ano passado, o mercado apresenta um cenário favorável para a compra de ativos relacionados às empresas envolvidas em serviços financeiros.

CSN (CSNA3): ações de empresas do setor de siderurgia e indústria costumam aparecer na lista de favoritas do mercado, pois são gigantes em seus mercados, oferecendo certo “conforto” para o investidor na hora de fazer o investimento. Além disso, a CSN tem uma boa estrutura e seus resultados entregues trimestre a trimestre são bons.

C&A Modas (CEAB3): empresas que se estruturaram para receber o crescimento da demanda do e-commerce saíram na frente. De acordo com especialistas de mercado, a Cea Modas (CEAB3) pode ser considerada inovadora e preparada para essa mudança de perfil do consumidor. A expectativa é que a próxima divulgação de resultado apresente números importantes e animadores, reflexo dessa estruturação das vendas virtuais.

Ações em baixa

Por último, precisamos falar sobre as ações que atualmente, no primeiro semestre de 2021, apresentam um preço de compra considerado baixo. São elas: Multiplan, Cyrela e Via Varejo.

Multiplan (MULT3): devido aos efeitos da pandemia e do aumento das vendas via internet, os ativos MULT3 estão em um patamar considerado baixo. Dessa forma, e acreditando na recuperação econômica, para quem procura ações em baixa para comprar hoje (primeiro semestre de 2021) essa pode ser uma boa oportunidade.

Cyrela (CYRE3): Desde a segunda metade de dezembro de 2020, as ações CYRE3 seguem um movimento de queda. Olhando para o foco da empresa e para sua participação em lançamentos futuros, a tendência é que os preços subam, valorizando o investimento de quem conseguir comprar ainda em um patamar considerado baixo.

Via Varejo (VVAR3): A Via Varejo é a responsável pela administração da Casas Bahia e do Ponto Frio, duas importantes varejistas brasileiras que atuam no mercado de eletroeletrônicos e móveis, através de lojas físicas, e-commerces e marketplace. E como vimos ao longo dessa matéria, quando falamos sobre as ações para comprar hoje, algumas empresas do setor varejista, principalmente aquelas com participação nas vendas online. Via Varejo é um bom exemplo dessas companhias.

(Redação – Investimentos e Notícias)