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Banco digital N26 encerra definitivamente atividades no Brasil

O N26 anunciou que não vai mais operar no Brasil. Com isso, a partir desta quinta-feira, 7, os cartões dos clientes do banco começarão a ser cancelados.

Quem possui dinheiro em conta terá o prazo até o dia 18 de dezembro para retirar o montante. Inclusive, segundo o N26, o aplicativo continuará funcionando normalmente por um certo período, até que usuários consigam transferir seus valores para outras instituições, além de também pagarem suas faturas.

Para quem não se lembra, o app foi disponibilizado em 2021 para uma lista de clientes em espera no país. Porém, ele nem chegou a ser lançado para o público em geral.

Segundo a empresa, de agora em diante, o foco de sua atuação serão os mercados europeus. O banco decidiu voltar seus esforços à Europa devido ao público aderir melhor ao portfólio de serviço oferecido.

Atualmente, o N26 conta com mais de 8 milhões de clientes, divididos entre 24 países.

No Brasil, a companhia de origem alemã operava sob uma licença de sociedade de crédito direto (SCD), que permite a concessão de crédito, mas não a captação de depósitos.

Em relação aos funcionários do banco, de acordo com a entidade, os colaboradores da operação brasileira poderão se candidatar a vagas em aberto nas unidades europeias.

Vale lembrar que, desde sua criação em 2013, o banco digital já levantou US$ 1,8 bilhão (o equivalente a R$ 8,8 bilhões) em recursos através de investidores privados.

Operação no Brasil

No Brasil, a ideia do N26 foi criar uma “fincare”, ou seja, uma fintech que ajuda os clientes a tomarem conta da própria vida financeira. Dentro dos serviços e produtos ofertados, havia a categoria de consultoria virtual, além de uma ferramenta de separação de recursos em diferentes pastas de acordo com objetivos da pessoa. A função é a mesma que outros bancos conhecidos oferecem, como é o caso do Nubank e do PicPay.

Os clientes que possuem faturas em aberto, precisam pagá-las normalmente. Já as faturas que ficarem em aberto depois do fechamento do app, terão a cobrança enviada via e-mail, devendo o pagamento ser realizado por meio de boletos. Já os juros, multas e negativações continuarão ocorrendo normalmente, mesmo após o encerramento da empresa no Brasil.

A companhia informou que depois do dia 18 deste mês, o aplicativo funcionará apenas com uma tela que direcionará os usuários para um formulário de solicitação de retirada do dinheiro.

Lembrando que este processo será muito mais complicado e burocrático, podendo demorar até 10 dias úteis para acontecer. Com isso, o N26 alerta para que seus clientes façam a retirada dos valores da conta o mais breve possível.