Plastivida participa da 7ª edição do Projeto Comunidade Ecofashion

Plastivida participa da 7ª edição do Projeto Comunidade Ecofashion Foto: Divulgação Plastivida participa da 7ª edição do Projeto Comunidade Ecofashion

Para reforçar a importância da educação ambiental, consumo responsável, coleta seletiva e reciclagem dos plásticos, a Plastivida participará da 7ª edição do Projeto Comunidade Ecofashion, que será realizado no dia 3 de dezembro, a partir das 10h, no Parque Central de Santo André, SP.

A entidade levará para o evento o projeto “Tampinha Legal”, que consiste em incentivar as pessoas a coletarem tampas plásticas de garrafa para que sejam reutilizadas e recicladas. Uma oficina de obras de arte, jogos, peças educativas e outros objetos que podem ser feitos com esses produtos estará em funcionamento para os participantes do evento. Além disso, haverá uma exposição das obras de arte que já vem sendo produzidas com as tampinhas.

Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, explica que o projeto “Tampinha Legal” foi lançado no Rio Grande do Sul, em parceria com o Sinplast, Simplás e Simplav, e vem sendo promovido em São Paulo como parte das atividades do Programa de Sustentabilidade e Educação Ambiental que a Plastivida tem realizado, no decorrer de 2016, com o Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Atlântica. “O tema das tampinhas tem servido como mote para ampliarmos os conhecimentos da sociedade sobre a importância do consumo responsável, da coleta seletiva e da reciclagem dos plásticos para o desenvolvimento social e para o meio ambiente”, explica Bahiense.

Ainda segundo o executivo, as ações com o CEU Vila Atlântica são um exemplo de como é possível a mobilização de toda a comunidade, partindo da escola, dos alunos e de seus familiares, em torno do tema sustentabilidade. “Em um ano, a parceria com o CEU formou 74 educadores em um curso com o reconhecimento da Diretoria Regional de Educação de Pirituba e sensibilizou ao longo do ano mais de 6 mil pessoas, entre os alunos do CEU e comunidade vizinha, em eventos que abordam a importância dos plásticos e de seu consumo e descarte responsáveis, trazendo resultados concretos para a sociedade”, conta Bahiense.

A exposição e a oficina que serão realizadas no próximo sábado marcam a conclusão desse primeiro ano de atividades com o CEU Vila Atlântica “e trazem ao Ecofashion mais um elemento importante na disseminação dos benefícios dos plásticos”, completa Miguel Bahiense.

A moda tem o poder de inspirar as pessoas e por isso, desde 2010, o projeto Ecofashion usa o tema para falar de consumo consciente e reciclagem. Os alunos de ONGs e de escolas da rede pública das cidades de Santo André e Mauá recebem o desafio de passar adiante os conhecimentos sobre consumo responsável e reciclagem por meio da moda.

Durante o projeto, crianças e jovens são convidados a criar, a desenvolver roupas e a pensar sobre seus hábitos de consumo e geração de lixo, aprendendo técnicas para coletar materiais recicláveis. Com isso, sua família, amigos e comunidade são encorajados a fazer o mesmo. O desfile final é o momento de mostrar para todo mundo o que foi produzido e, principalmente, de compartilhar os conhecimentos aprendidos. Para saber mais, acesse: www.comunidadeecofashion.com.br.

(Redação - Agência IN)