Moove apoia reciclagem de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas

Moove apoia reciclagem de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas (Foto: Divulgação) Moove apoia reciclagem de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas

Com o objetivo de proporcionar um destino ambientalmente adequado para as embalagens dos produtos que comercializa, a Moove apoia, como fundadora e associada, as ações do Instituto Jogue Limpo, que é focado na logística reversa de lubrificantes. Somente em 2016 foram recicladas 89 milhões de embalagens plásticas pela entidade e, até o final deste ano, a expectativa é que esse volume chegue a 91 milhões. 

Criado em 2005 pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), o atual Instituto Jogue Limpo funciona em 14 Estados e no Distrito Federal. Sua principal missão é fazer com que os fabricantes e importadores associados ao Instituto cumpram a legislação, além de implementarem e manterem um sistema de logística reversa para dar destinação final dos resíduos de seus produtos, de forma ambientalmente correta, independente dos sistemas públicos de limpeza urbana. 

Uma das fundadoras e associada do Instituto, a Moove está entre as três empresas do segmento com o maior percentual de embalagens colocadas no mercado, e portanto, forte geradora de resíduos para reciclagem. 

O Instituto Jogue Limpo realiza suas atividades de forma gratuita para os pontos geradores de embalagens devidamente cadastrados. É responsável pela logística de cadastramento e recebimento das embalagens, administração das centrais de armazenagem, além de contar com uma frota de caminhões equipados com alta tecnologia, que atendem a todos os requisitos de segurança, controle e cuidado com o meio ambiente. 

Como resultado, no ano de 2016, 94% das embalagens plásticas de óleos lubrificantes recebidos foram reciclados em produtos como conduítes, caixas de luz, produtos de limpeza e outras embalagens de lubrificantes. Desde a sua fundação, cerca de 590 milhões de embalagens de diferentes empresas foram recicladas. “Acima de tudo, temos um compromisso com a preservação do meio ambiente”, comenta Raphael Freitas, coordenador de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Moove.

(Redação - Agência IN)