Metra mobiliza a comunidade na reciclagem de óleo

A Metra realizou mais uma vez ação em prol da sustentabilidade e da preservação ambiental, envolvendo os passageiros e a comunidade em geral. Entre os dias 5 e 9 de junho, a empresa, em parceria com a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - e o Instituto Triângulo, promoveu a coleta e troca de óleo de cozinha usado por barras de sabão ecológico e biodegradável em seus terminais. A meta foi recolher mais de uma tonelada do material, aumentar a consciência ambiental da população e colaborar para a não contaminação do meio ambiente.

Segundo Sueldes Pimentel, responsável pela área de Meio Ambiente da Metra, a cada dois litros de óleo de cozinha, levados preferencialmente em garrafas plásticas, a pessoa receberá em troca duas barras de sabão biodegradável, feitas a partir da reciclagem do próprio óleo de cozinha (vegetal). 

“O aproveitamento do óleo vegetal de cozinha usado evita a contaminação da água e do solo. Um litro de óleo pode contaminar diretamente 20 mil litros de água. O sabão ecológico feito a partir do óleo usado é 90% biodegradável. O óleo que não é aproveitado para fabricação das barras de sabão pode ser usado para outros fins, como a transformação em biodiesel. Em motores de ônibus, caminhões e tratores, o biodiesel pode reduzir até 50% as emissões de poluição no ar em comparação ao diesel comum”, finaliza.

(Redação – Agência IN)