Mais de 30 mil toneladas de isopor RECICLADO

, disponibilizando pontos de coleta e usinas de reciclagem para a transformação do material pós-consumo em novos produtos e soluções. Foto: Divulgação , disponibilizando pontos de coleta e usinas de reciclagem para a transformação do material pós-consumo em novos produtos e soluções.

Ao sair da fábrica, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, refrigeradores e fogões são embalados em EPS – sigla para poliestireno expandido, mais conhecido como isopor®. Ao comprá-los, o consumidor recebe um volume grande deste produto, mas na hora do descarte, fica em dúvida de qual o destino correto para o EPS.

 

A Termotécnica - maior indústria de transformação de EPS da América Latina, líder no mercado brasileiro deste segmento – faz questão de orientar a comunidade a partir do Programa Reciclar EPS.

É importante esclarecer que o EPS é 100% reciclável. De acordo com a Plastivida – Instituto Sócio-ambiental dos Plásticos, no Brasil, cerca de 34,5% do EPS pós-consumo é reciclado. Um terço de toda esta reciclagem é feita pela Termotécnica. O Programa Reciclar EPS nasceu em 2007, de forma inovadora e pioneira, se antecipando à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Números representativos do Programa Reciclar EPS

- Mais de 30 mil toneladas de EPS reciclado pela Termotécnica desde 2007;

- 100 empregos diretos;

- Redução de 1/3 em energia e insumos;

- Mais de 1.200 Pontos de Coleta;

- 391 cooperativas envolvidas;

- mais de 5mil famílias impactadas.

Detalhamento do programa

A Termotécnica passou a investir no desenvolvimento de uma ampla cadeia de logística reversa, o que foi um desafio substancial, pelo fato de ser um material extremamente leve (98% de seu volume é composto por ar).

Com investimentos na ordem de R$15 milhões instalaram-se unidades de reciclagem em Manaus, Indaiatuba, Rio Claro, São José dos Pinhais, Joinville, Petrolina e Sapucaia do Sul.

Com o objetivo de fortalecer a divulgação do Programa, a Termotécnica disponibiliza o Portal Reciclar EPS: www.reciclareps.com.br

Se a intenção for verificar onde está o ponto de entrega mais próximo, é só acessar o portal. Ao clicar no link “Onde reciclar”, o site identifica e direciona, em todo o território nacional, o ponto mais próximo de recolhimento de EPS para reciclagem.

(Redação - Agência IN)