Funcionários criam espaço com material reciclado

Funcionários criam espaço com material reciclado (Foto: Divulgação) Funcionários criam espaço com material reciclado

Criatividade em favor da sustentabilidade. A equipe de limpeza da Álamo Engenharia criou uma verdadeira casa toda de material reciclado, em sua área de descanso, nas dependências do seu cliente CEG - Companhia fornecedora de gás do Rio de Janeiro.

O projeto foi todo realizado em vinte dias, na fábrica da CEG, no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Os colaboradores da Álamo subiram paredes e transformaram o local de descanso em uma verdadeira obra de arte, bom gosto e aula de sustentabilidade, demonstrando que quase tudo pode ser reciclado e reutilizado.
A equipe, comandada pela supervisora de contrato da Álamo, Eliana Rocha, recolheu itens descartados na Sede Operativa da CEG e foi criando o espaço, com a colaboração de cada um dos 20 integrantes do grupo. O resultado foi surpreendente, “O lixo virou um luxo para todas as colaboradoras da limpeza da Álamo”, afirma Eliana. “A iniciativa prova que, com criatividade, tudo se transforma”. 

No espaço, dividido em sala de estar, cozinha e lavabo, percebe-se o cuidado com os pequenos detalhes. Pallet viraram sofás e base para um jardim suspenso. Luminárias se transformaram em pia e trio de espelhos. Cápsulas de café usadas viraram obra de arte em dois quadros. Um carrinho de mão inutilizado virou base para uma pequena horta. Até um computador queimado, doado pela área de TI, serviu de item decorativo. Foram utilizados ainda materiais como garrafas pet, carretel de fio elétrico, galão de água e retalhos. Para não faltar o toque de cor, a equipe conseguiu doações de latas de tintas.

“Nossos colaboradores são muito criativos e interessados. É normal sermos surpreendidos positivamente por ações que eles realizam. Muitas vezes, inventam ferramentas para facilitar a manutenção, constroem equipamentos e dessa vez não foi diferente. É gratificante comprovarmos, na prática, o resultado das nossas campanhas internas de conscientização de respeito ao meio ambiente. Naturalmente, o apoio da CEG foi fundamental para o sucesso desta ação e esperamos que iniciativas semelhantes se multipliquem em outros contratos” diz Marcelo Korff, Diretor Operacional da Álamo Engenharia. 

E o trabalho continua. A ideia foi absorvida por todos os colaboradores, participantes do projeto, que passaram a utilizá-la também em suas casas. O efeito tornou-se orgânico, um exercício diário. Praticamente todos os dias, um deles trás uma nova contribuição para aprimorar o espaço. No momento está sendo montada uma cortina com cápsulas de café. E o espaço virou não só local de descanso, mas de relaxamento, conscientização e de estímulo à criatividade.

(Redação – Agência IN)