Caixa entrega certificados de capacitação a catadores de Brasília

A Caixa Econômica Federal realizou, na sexta-feira (21), em Brasília (DF), a entrega dos certificados de capacitação aos catadores membros do Projeto Lixo Eletrônico e Responsabilidade Socioambiental, apoiado pelo Fundo Socioambiental (FSA) Caixa.

Os cursos de capacitação, oferecidos na Capital Federal, foram ministrados por equipe técnica da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Universidade de Brasília (UnB), e prepararam 20 catadores das cooperativas Central de Reciclagem do Varjão e Vida Nova.

A capacitação tem dois objetivos principais: conscientizar os catadores sobre os riscos da atividade de reciclagem de eletrônicos e ensinar melhores técnicas de separação de peças, para que eles possam aumentar sua renda.

Brasília não é a primeira cidade a receber o Projeto. Na cidade de São Paulo, as cooperativas apoiadas por essa iniciativa conseguiram aumentar seus rendimentos em aproximadamente R$ 13 mil, nos dois primeiros meses de atuação no novo modelo, com o repasse de 1.127 equipamentos, entre CPU, monitores, teclados e mouses. Em Salvador, algumas cooperativas também já estão aptas a receber e tratar os resíduos eletrônicos da população.

A Caixa, além de investir recursos para a realização do Projeto, irá doar parte de seus eletroeletrônicos fora de uso às cooperativas, para que, capacitadas e equipadas com as ferramentas necessárias, possam dar um tratamento correto ao lixo eletrônico, eliminando os riscos à saúde dos catadores e reduzindo a poluição do meio ambiente.

A execução do Projeto está alinhada ao Decreto 5.940/2006, que estabelece a destinação de recicláveis às associações e cooperativas dos catadores, bem como contempla a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece o princípio da responsabilidade compartilhada, a qual define que todos os elos da cadeia são solidariamente responsáveis pela destinação final dos resíduos, incluindo não só os fabricantes e distribuidores, mas também os consumidores dos produtos.

(Redação – Agência IN)

Última modificação emSegunda, 24 Fevereiro 2014 09:24